Henrique Cambraia assume a presidência da BSCA

Henrique Dias Cambraia é o novo presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) pelo próximo ciclo de 12 meses. Conforme eleição do Conselho Diretor da entidade, ele sucede a Guilherme Salgado Rezende e terá, como vice-presidente, Carmem Lucia Chaves de Brito, a “Ucha”.

Para o novo presidente da BSCA, o grande desafio de sua gestão é dar continuidade à consolidação da imagem da cadeia de cafés especiais do Brasil e, cada vez mais, posicionar o país como um dos melhores produtores e exportadores com certificações de sustentabilidade do mundo.

“Os produtores brasileiros conquistaram grande espaço no mercado de cafés especiais ao longo dos últimos 30 anos, refletindo todo o trabalho que a BSCA faz desde sua fundação, em 1991, e, agora, temos o objetivo de subir ainda mais a régua das qualidades, aromas e da consistência que o Brasil tem a oferecer ao mercado internacional, assim como aos consumidores brasileiros”, revela.

Diante da elevação de padrões internacional pretendida, Cambraia afirma que, para o mercado externo, a Associação tem o desafio e a oportunidade de mostrar ao mundo nossa diversidade, consistência de entrega, com altíssimos padrões de qualidade.

“Nossos produtores, a cada dia, produzem qualidades que agradam ao mundo consumidor, de maneira sustentável, sempre envolvendo o respeito ao meio ambiente e à responsabilidade social, que são importantíssimos em tempos de mudanças climáticas e grandes desafios sociais”, comenta.

Para o mercado interno, ele aponta que é preciso consolidar ainda mais a posição da BSCA como entidade que traz confiança e credibilidade nas certificações de cafés especiais. “Consumir um café com certificado BSCA é ter a garantia de saborear um produto realmente especial, de altíssima qualidade”, assegura.

“Vamos enaltecer os trabalhos da Associação com foco em certificação e formação e educação de pessoas afins ao mundo dos cafés especiais, o que permite a conexão entre produtor e consumidor, de maneira transparente, com total rastreabilidade”, completa.

Cambraia destaca, ainda, a gestão de seu antecessor e celebra o fato de contar com Carmem Lucia a seu lado. “O Guilherme merece um agradecimento todo especial pela forma como conduziu a BSCA nesses últimos dois anos dificílimos, nos quais convivemos com a pandemia da Covid-19, colaborando para a evolução dos cafés especiais do Brasil em todo o mundo. Olhando para frente, só tenho a agradecer por ter uma vice-presidente como a Ucha, que é referência no mundo dos cafés especiais e é dotada da expertise de quem já esteve na cadeira de presidente”, celebra.

MINICURRÍCULO – Quarta geração da família Cambraia na produção de cafés, Henrique é formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Marketing na Fundação Dom Cabral e possui MBA em Negócios Internacionais na Thunderbird School of Global Management, da Arizona State University (EUA). É proprietário da torrefação de cafés especiais Cambraia e da Fazenda Samambaia, onde iniciou sua atuação em 1993 e se dedica à produção de cafés especiais desde 1998. Preside a cooperativa de cafés especiais Sancoffee, esteve à frente da SulMinas Café no final da década de 90 e começo dos anos 2000 e foi duas vezes vice-presidente da BSCA, Associação onde é membro há mais de 20 anos.

Fonte: BSCA

Últimas notícias

Colheita de uva é sucesso em Linhares

Ao menos de quatro mil pessoas passaram pelo parreiral de uva do Polo ...

Conheça o vencedor do 1º Concurso de Café Conilon de Jaguaré

O ganhador do 1º Concurso de Café Conilon de Jaguaré foi conhecido neste ...

Marcha Anual de Resistência do Cavalo Crioulo consagra bicampeonato

Foto: Fagner Almeida/Divulgação Foi no lombo do cavalo que 25 competidores escreveram suas ...

Cavalgada convida população para 54ª Expoagro em Cuiabá (MT)

Foto: Marcelo Camargo – Agronews Uma cavalga reuniu dezenas de cavaleiros e amazonas, na ...

Brasil cria 277 mil novas vagas em maio, batendo recorde 

A economia brasileira gerou, em maio de 2022, 277.018 novas vagas de empregos ...