Ibama faz maior apreensão de pescado irregular do Espírito Santo em 2025
Foto: Divulgação/Ibama

A Operação Decapoda, realizada pelo Ibama entre os dias 17 e 19 de setembro, resultou na maior apreensão de pescado irregular registrada no Espírito Santo em 2025. No total, foram retidas mais de nove toneladas de peixes e frutos do mar, incluindo corvina, peroá, bom-nome, camarão, sardinha e tainha. Os responsáveis pelo transporte ilegal receberam multas que ultrapassam R$ 300 mil, tiveram a carga confiscada e responderão a processos administrativos ambientais.
Anúncio
As fiscalizações identificaram veículos sem documentação que comprovasse a origem do pescado, impedindo a rastreabilidade da cadeia produtiva. A ação teve pontos estratégicos de abordagem: na BR-101, em São Mateus, foram apreendidas sete toneladas de peixes e mariscos; já na ES-060, entre Itapemirim e Marataízes, agentes recolheram duas toneladas de camarão sete-barbas sem comprovação de procedência legal.
De acordo com o chefe da Divisão de Proteção Ambiental do Ibama no Espírito Santo, José Vicente da Silva, a operação reforça o impacto do trabalho de fiscalização. Somente em 2025, já foram retiradas de circulação mais de 14 toneladas de pescado irregular no estado.
Anúncio
O material apreendido, após inspeção sanitária, foi doado ao programa Mesa Brasil, do Sesc, que atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos. O Ibama seguirá com ações contínuas para coibir a pesca predatória e preservar a biodiversidade marinha no Espírito Santo.
Fonte: Ibama
Anúncio
Anúncio