Ibef Agro quer levar conhecimento e gestão para o agronegócio capixaba

O agronegócio corresponde a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo, sendo um dos mais importantes alicerces da economia capixaba.  Pensando nisso e baseado em vários outros fatores relevantes que o setor agrícola representa, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Espírito Santo (Ibef-ES) lança amanhã (24) o programa Ibef Agro.

A cerimônia de lançamento será no auditório do Sicoob Leste Capixaba, em Linhares, a partir das 8h30. No evento haverá a apresentação de painéis sobre o agronegócio, como: “Tecnologias digitais, agrotechs e a nova onda de inovação e investimentos no campo brasileiro”, com participação de Mariana Caetano, head de Agronegócio da KPTL; e Octaciano Neto, head de Agronegócio da EloGroup; com mediação de Vitor Alves, da NA Agropecuária.

Anúncio

Também será apresentada a experiência do Ibef Agro no estado de São Paulo com Adilson Martins, diretor do Ibef Agro Campinas e diretor da Deloitte. Além disso, haverá explanação sobre o Ibef Agro-ES.

Anúncio

O presidente do Ibef-ES, Paulo Wanick, explica que a instituição entende que é fundamental colaborar com o desenvolvimento do agronegócio. “É importante trabalhar para que o crescimento econômico seja ainda mais sustentável por meio da adoção de práticas de gestão e de governança do agronegócio, além de poder imprimir um maior volume de conhecimento de economia e finanças para este segmento”.

Wanick também afirma que as finanças representam a língua dos negócios e que não há prosperidade de um empreendimento se os seus sócios e gestores não tiverem entendimento e capacidade crítica de análise sobre os resultados frutos de seus investimentos.

“No agronegócio isso não é diferente, mas sentimos que há uma carência dessas competências, o que de certa forma é até natural, pois normalmente os negócios estão baseados em regiões mais distantes dos principais centros de formação acadêmica e empresarial. Nossa proposta de valor é levar esse conhecimento ao homem e à mulher do campo, e torná-los ainda mais bem preparados para o desempenho destas atividades tão cruciais e relevantes para a nossa economia e certamente para as nossas vidas”, destaca.

Para o diretor do Ibef Agro ES, Flávio Gianordoli, o programa representa a oportunidade de levar para os pequenos e médios produtores rurais uma nova relação de acesso à tecnologia para alavancar o ecossistema de inovação em áreas que são muito restritas da gestão corporativa nas fazendas. Oitenta por cento dos municípios do Espírito Santo tem a presença do agronegócio, mostrando assim a força da atividade agrícola.

“O Ibef Agro abrirá uma nova porta de acesso a projetos inovadores para essa geração nova de empresários do agronegócio, alinhando tecnologia com conhecimento”, destaca.

O membro do Comitê Qualificado em Economia, Perspectivas e Cenários do Ibef-ES, Fabricio Norbim, avalia as melhores expectativas para o programa. “O tema é de grande relevância nos cenários local e nacional e o agronegócio é uma grande vitrine para o Brasil como um todo, devido à sua capacidade de produtividade e geração de emprego e renda. O agronegócio encontra-se hoje como o melhor setor de negócios na economia brasileira, sendo uma das principais locomotivas de progresso do país. E a missão do Ibef Agro é, entre outras, reunir os executivos do segmento para identificar temas específicos e relevantes da área”, comenta.

Fonte: Assessoria Ifef Agro

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Afinal, bacalhau é peixe ou não é?

Tipos, dessalga e receitas: aprenda sobre o preparo do bacalhau na cozinha, além ...

Desfiadeiras falam sobre a época mais agitada do ano na Ilha das Caieiras

Fotos: Bárbara Bueno Sá Esta é, sem dúvidas, a época com uma das ...

Alunos do Ifes participam de aula técnica sobre CAR e PRA-ES no Idaf

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) participaram, nesta ...

Senar lança aplicativo para levar conhecimento aos produtores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou, na quarta (27), o aplicativo “Senar ...

Sistema OCB apresenta propostas para o Plano Safra 2024/25

Ministro Carlos Fávaro defende o cooperativismo como meio para o desenvolvimento nacional A ...