IBGE reforça que não haverá safra recorde de café

Foto: Julio Huber

Na última semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou a safra 2020 de café do Brasil em 59,6 milhões de sacas de 60 kg, volume que implica incremento de 19,4% em relação ao volume produzido em 2019. Do total projetado pela instituição, 45 milhões de sacas se referem à variedade arábica – recorde histórico nos levantamentos – e 14,6 milhões ao conilon.

Anúncio

A projeção do órgão oficial do governo condiz com a realidade do campo e vem ao encontro do que o Conselho Nacional do Café (CNC) vem defendendo há tempos, de que a safra cafeeira 2020 do Brasil não será recorde e se situará próxima a 60 milhões de sacas.

Anúncio

De acordo com o presidente da entidade, Silas Brasileiro, observam-se, anualmente, insistentes números apresentados por agentes internacionais que podem ter a intenção de depreciar as cotações do produto.

Contudo, ele alerta que esses players esquecem que tirar a renda e a competitividade do produtor impactará significativamente a produção em médio e longo prazo, reduzindo a oferta e, consequentemente, elevando os preços diante da falta de café.

“Um cenário ideal precisa apresentar equilíbrio entre oferta e demanda, com todos os segmentos recebendo suas margens. Assim, encontraremos a desejada sustentabilidade econômica na cadeia e evitaremos sobrepreços aos consumidores finais”, analisa.

Mesmo não se tratando de uma safra recorde, o presidente do CNC comenta que ela será suficiente para honrar os compromissos com exportação e o consumo interno do produto.

“Devemos manter um ritmo intenso de exportação, com o volume se situando ao redor de 40 milhões de sacas, e nosso consumo deverá girar em torno de 21 milhões de sacas. Isso implica no uso dos já reduzidos estoques. Ou seja, enquanto uns apontam um cenário para a depreciação das cotações, a realidade evidencia que os fundamentos são positivos, tanto que os preços vêm registrando recuperações constantes em 2020”, finaliza Brasileiro.

Fonte: CNC

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Afinal, bacalhau é peixe ou não é?

Tipos, dessalga e receitas: aprenda sobre o preparo do bacalhau na cozinha, além ...

Desfiadeiras falam sobre a época mais agitada do ano na Ilha das Caieiras

Fotos: Bárbara Bueno Sá Esta é, sem dúvidas, a época com uma das ...

Alunos do Ifes participam de aula técnica sobre CAR e PRA-ES no Idaf

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) participaram, nesta ...

Senar lança aplicativo para levar conhecimento aos produtores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou, na quarta (27), o aplicativo “Senar ...

Sistema OCB apresenta propostas para o Plano Safra 2024/25

Ministro Carlos Fávaro defende o cooperativismo como meio para o desenvolvimento nacional A ...