IBGE reforça que não haverá safra recorde de café

Foto: Julio Huber

Na última semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou a safra 2020 de café do Brasil em 59,6 milhões de sacas de 60 kg, volume que implica incremento de 19,4% em relação ao volume produzido em 2019. Do total projetado pela instituição, 45 milhões de sacas se referem à variedade arábica – recorde histórico nos levantamentos – e 14,6 milhões ao conilon.

A projeção do órgão oficial do governo condiz com a realidade do campo e vem ao encontro do que o Conselho Nacional do Café (CNC) vem defendendo há tempos, de que a safra cafeeira 2020 do Brasil não será recorde e se situará próxima a 60 milhões de sacas.

De acordo com o presidente da entidade, Silas Brasileiro, observam-se, anualmente, insistentes números apresentados por agentes internacionais que podem ter a intenção de depreciar as cotações do produto.

Contudo, ele alerta que esses players esquecem que tirar a renda e a competitividade do produtor impactará significativamente a produção em médio e longo prazo, reduzindo a oferta e, consequentemente, elevando os preços diante da falta de café.

“Um cenário ideal precisa apresentar equilíbrio entre oferta e demanda, com todos os segmentos recebendo suas margens. Assim, encontraremos a desejada sustentabilidade econômica na cadeia e evitaremos sobrepreços aos consumidores finais”, analisa.

Mesmo não se tratando de uma safra recorde, o presidente do CNC comenta que ela será suficiente para honrar os compromissos com exportação e o consumo interno do produto.

“Devemos manter um ritmo intenso de exportação, com o volume se situando ao redor de 40 milhões de sacas, e nosso consumo deverá girar em torno de 21 milhões de sacas. Isso implica no uso dos já reduzidos estoques. Ou seja, enquanto uns apontam um cenário para a depreciação das cotações, a realidade evidencia que os fundamentos são positivos, tanto que os preços vêm registrando recuperações constantes em 2020”, finaliza Brasileiro.

Fonte: CNC

Últimas notícias

Senar lança cursos gratuitos de drones e inseminação artificial. Inscreva-se!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou três cursos de curta duração, ...

Especialistas do Brasil e exterior debatem mercado halal

O fórum de negócios Global Halal Brazil ocorre na próxima semana e terá ...

Estados Unidos mudam regras para ingresso de cães procedentes do Brasil

Os animais que chegam de países classificados como de alto risco para raiva, ...

Entidades afirmam que caso das búfalas de Brotas foge à regra dos produtores

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) publicou ...

Cadeia produtiva do leite é destaque em novo Boletim da Agricultura Familiar da Conab

Já está disponível, no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a publicação ...