Idaf disponibiliza dados geoespacializados de licenças ambientais

Em mais um passo no processo de transparência das informações, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) disponibilizou, em seu site oficial, dados referentes às camadas que reúnem as licenças ambientais emitidas pelo órgão. As informações estão disponíveis no Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases).

De acordo com o subgerente de licenciamento ambiental do Idaf, Gabriel Hector Fontana, essa atualização é complementar à disponibilização de outros dados, que já estavam à disposição da população. “Essa é mais uma entrega para fortalecer o compromisso do Idaf com a transparência das informações ambientais geradas pelo Instituto e facilitar o acesso a dados geoespacializados. Neste momento, foram disponibilizadas as licenças de barragens e de atividades agropecuárias, além da dispensa de licenciamento para barragens. A parceria com o Geobases foi essencial para concretizar esse avanço”, destacou Fontana.

Anúncio

Até o momento, estão mapeadas 650 licenças de barragens, 13.438 cadastros de dispensas de licenciamento de barragens e 5.092 licenças para as atividades licenciadas pelo Idaf (exceto barragem).

O coordenador do Geobases, Giuliano Grigolin, explica que a ferramenta pode ser utilizada para monitoramento ambiental, pesquisas, planejamento pelas prefeituras e outros órgãos de governo. “Os serviços web e as ferramentas disponíveis na nova plataforma Geobases versão 3.0 permitem ao usuário realizar diversas consultas, medições de áreas, filtros nos dados tabulares, comparação entre camadas, construções de dashboards, entre outras funcionalidades, subsidiando diversas atividades de gestão”, explicou Grigolin.

Anúncio

O Idaf conta com outras camadas publicadas no Geobases, como os processos de legitimação de terras devolutas para imóveis rurais e urbanos no Estado do Espírito Santo, os limites municipais e distritais e imagens históricas do extinto Grupo de Erradicação e Racionalização da Cafeicultura do Instituto Brasileiro do Café (IBC-Gerca), da década de 1970.

As informações podem ser consultadas em: https://idaf.es.gov.br/dados/licenciamentoambiental.

Fonte: Idaf-ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Teatro em escolas ensina estudantes das montanhas capixabas sobre o uso consciente da água

Foto: Divulgação Nos últimos dias de outubro e nos meses de novembro e ...

Ipês raros são encontrados com ajuda de papagaio ameaçado

Foto: Ricardo Ribeiro O monitoramento do papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha), ave ameaçada de extinção ...

Capixaba irá representar mais de 200 mil cafeicultores da América Latina e do Caribe na COP30

Fotos: CLAC e Julio Huber Julio Huber Será de um capixaba a responsabilidade ...

Caparaó tem oito dos 10 melhores cafés arábicas do Brasil

Foto: Divulgação/SIC A região do Caparaó, que integra os estados de Minas Gerais ...

Festuris lança projeto Hortênsias e marca início de movimento para resgatar a essência de Gramado

Fotos: Gustavo Mirolli/Festuris A história das hortênsias em Gramado, na Serra Gaúcha, começou ...