Idaf flagra mais de cinco hectares de vegetação destruídos em Santa Maria de Jetibá

Foto: Idaf

Cinco campos de futebol: esse é o tamanho aproximado de uma área que foi desmatada de forma ilegal, na última semana, na localidade de Rio Triunfo, em Santa Maria de Jetibá. Uma equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) esteve no local, com apoio da Polícia Militar Ambiental, para impedir o avanço da supressão de vegetação, identificada durante fiscalização de rotina.

Anúncio

De acordo com o técnico de fiscalização do órgão Marco Demuner, no momento em que a vistoria foi realizada, já havia sido suprimido o equivalente a 5,4 hectares de vegetação nativa em estágios médio e inicial de regeneração. “Parte da área desmatada já estava demarcada como Reserva Legal no Cadastro Ambiental Rural (CAR), não sendo passível de autorização para supressão. O autor também havia separado algumas toras de madeira nativa para utilização posterior”, pontuou Demuner.

Anúncio

Penalidades – O responsável será multado e o material lenhoso apreendido. Além disso, a área foi embargada para recuperação, ou seja, não poderá ser utilizada para nenhuma outra finalidade.

O Idaf é responsável pela execução da política florestal no Estado, por isso, quando for necessário realizar alguma intervenção na vegetação, é preciso antes obter a autorização do órgão.

Tanto em caso de fragmento florestal ou de árvore isolada nativa, independentemente da finalidade do corte, inclusive para utilização de madeira ou lenha (uso na propriedade ou destinação para serraria, fabricação de móveis, instrumentos musicais, entre outros), é essencial obter previamente a autorização.

Texto: Francine Castro/Idaf

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...

Bahia Farm Show 2024 bate novo recorde de público

A 18ª edição da Bahia Farm Show atinge um novo recorde de público. ...

Praga inexistente no Brasil é identificada em fruta que vinha dos Estados Unidos

Uma carga com 576 quilos de pêssegos importados dos Estados Unidos foi barrada ...

Salmonella gera impacto na avicultura e preocupa produtores

Foto: Envato O impacto das salmoneloses assusta os produtores pela sua contaminação. A ...