Idaf reconhece equivalência do Serviço de Inspeção de Marechal Floriano para adesão ao Susaf/ES

Foto: Cícero Modolo

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) entregou, na última quinta-feira (25), durante a abertura da RuralTurES, em Venda Nova do Imigrante, a portaria que reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal de Marechal Floriano para a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES). 

A portaria que reconhece a equivalência foi entregue pelo diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada ao secretário municipal da Agricultura Sérgio Stein, na presença do secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto.

Durante a entrega, o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, salientou que a adesão ao Susaf significa mais renda para o município, mais geração de emprego, valorização do alimento produzido nas agroindústrias de pequeno porte e, principalmente, a oferta de produtos de origem animal com qualidade e segurança sanitária para o consumidor capixaba.

“Quero agradecer o empenho da equipe do Idaf para a entrega de mais um Susaf, totalizando dez municípios com a equivalência. Parabéns ao Serviço de Inspeção Municipal de Marechal Floriano por esta vitória” disse Mário Louzada.

O que é o Susaf/ES?

É um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado.

Na prática, isso significa que a comercialização desses produtores, inicialmente restrita ao município, poderá se estender ao Estado, desde que o município tenha aderido ao Susaf/ES.

Texto: Rafaely Lyra/IDAF

Últimas notícias

Valor da contribuição mensal do MEI vai aumentar em fevereiro

Os microempreendedores individuais devem ficar atentos ao reajuste na contribuição mensal, que passa ...

Impacto ambiental urbano pode ser maior que do agro

O Brasil teve um ano de destaque no direito ambiental e terá que ...

Produção de café deve atingir 55,7 milhões de sacas na safra de 2022

Os produtores de café deverão colher a terceira maior safra do grão neste ...

Produtores celebram colheita e resultados da primeira safra de Uvas em Guarapari

Sandra Butke, em suas parreiras no início da produção. Para diversos produtores rurais ...

Ceasa-ES orienta produtores sobre armazenamento adequado de alimentos

A ação, que teve início na última quinta-feira (13) e tem previsão de ...