Ifes de Santa Teresa desenvolve projeto de automatização inovador

Pesquisadores do Ifes Campus Santa Teresa apresentaram ao reitor da entidade, Jadir José Pela, André Romero – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dênio Rebello Arantes – ex-reitor do Ifes, e integrantes da empresa Geocontrol um projeto em parceria para uso de tecnologias no campo.

A integração da tecnologia no setor agrícola tem se tornado um diferencial significativo, com a introdução de produtos inovadores que oferecem soluções para aprimorar as operações diárias nas propriedades rurais. O objetivo é sempre promover uma gestão mais eficiente, um controle mais preciso e um aumento da produtividade tanto nas lavouras quanto nos rebanhos.

Anúncio

Seguindo essa tendência, o Campus Santa Teresa do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tem desenvolvido diversos projetos, explorando novas tecnologias no campo. Alguns desses projetos estão sendo realizados em parceria com o setor privado, através de chamadas públicas.

Anúncio

Entre os diversos resultados obtidos, destaca-se um projeto conduzido pelo professor Gustavo Haddad Souza Vieira, que consiste em um sistema de automatização para pivôs centrais. Esses sistemas, grandes estruturas de irrigação, têm como propósito fornecer água na quantidade adequada e no momento correto para atender às necessidades hídricas das plantas.

O sistema desenvolvido integra sensores de umidade do solo, estação meteorológica automática, acionadores e dispositivos de comunicação sem fio. Isso facilita a tomada de decisão sobre quando e quanto irrigar, além de possibilitar o acionamento remoto por meio de um smartphone. Essa abordagem simplifica o processo, tornando-o menos trabalhoso, mais dinâmico e de menor custo, o que viabiliza o produto para um manuseio mais amplo e escalável.

No campo, as atividades são lideradas pelo professor Gustavo Haddad, do Ifes Santa Teresa, em colaboração com os alunos do grupo de pesquisa Irrifes, dedicado ao estudo e desenvolvimento de soluções e tecnologias para a agricultura irrigada.

Fonte: Ifes Campus Santa Teresa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...

Bahia Farm Show 2024 bate novo recorde de público

A 18ª edição da Bahia Farm Show atinge um novo recorde de público. ...

Praga inexistente no Brasil é identificada em fruta que vinha dos Estados Unidos

Uma carga com 576 quilos de pêssegos importados dos Estados Unidos foi barrada ...

Salmonella gera impacto na avicultura e preocupa produtores

Foto: Envato O impacto das salmoneloses assusta os produtores pela sua contaminação. A ...