Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

Fotos: Julio Huber

Máximo e Cacilda Lorenção participam do documentário que narra a saga dos italianos em Venda Nova do Imigrante e nas montanhas capixabas

Julio Huber

Anúncio

Tutti Buona Gente – A saga italiana nas Montanhas Capixabas. Esse é o título do videodocumentário que será lançado oficialmente na próxima quarta-feira (27), durante o VI Seminário de Fortalecimento do Turismo nas Montanhas Capixabas, que este ano será realizado no município de Venda Nova do Imigrante.

Anúncio

O vídeo, produzido pela empresa Nova Comunicação, por meio de uma ideia de Andreia Rosa, moradora de Venda Nova do Imigrante, foi selecionada pela Lei Paulo Gustavo, do governo federal, por meio da prefeitura do município. O Sicoob Sul-Serrano também é apoiador da iniciativa. 

Cleto Venturim é um dos entrevistados no documentário sobre a saga dos imigrantes italianos em Venda Nova do Imigrante

O vídeo contém relatos de descendentes de imigrantes residentes no município, que contam um pouco de como o município se desenvolveu após a chegada dos italianos. Os moradores mantêm viva as tradições até os dias de hoje, seja por meio de manifestações culturais, da culinária, das festas e por tantos outros elementos que formam a identidade desse povo que atravessou os oceanos até chegarem ao Brasil, a partir de 1874.

Cleto Venturim, descendente de italiano e presidente do Sicoob Sul-Serrano, é um dos entrevistados do documentário. “Meu pai conta que os italianos que já estavam em Alfredo Chaves souberam das terras do alto e subiram em direção onde hoje é o município de Venda Nova do Imigrante. Eles vieram em busca de terras férteis”, relatou.

O agroturismo, que surgiu no município após um intercâmbio de moradores na Itália, também tem sua história contada no vídeo. Máximo Lorenção falou como começou a transformar sua propriedade em uma das mais visitadas em Venda Nova do Imigrante pelos turistas, ao lado da esposa Cacilda, e hoje já com a terceira geração da família.

E equipe da Nova Comunicação entrevistou diveros imigrantes para a produção do documentário

“A gente fazia o socol, como todas as famílias, porque era uma maneira de conservar a carne, já que na época não tinha geladeira. Meu filho começou a pegar algumas peças e levar para a cidade. Foi quando os amigos falaram para ele fazer socol para o turista. O agroturismo estava iniciando. Foi quando começamos a fazer o socol para vender. No início fizemos umas 20 peças, porque não tínhamos condição de fazer muito”, contou.

Seminário terá experiências nacionais do turismo

A edição deste ano do seminário, que tem como tema: Transformando o turismo em experiências, inspirações e negócios, será realizada no auditório do Senac de Venda Nova do Imigrante, de 8h às 17h, no dia 27 de novembro, na cidade que tem o título de Capital Nacional do Agroturismo.

O evento receberá especialistas que debaterão sobre como tornar o turismo cada vez mais rentável para quem atua na área, por meio de ideias que podem ser colocadas em prática com a união de empresários e gestores públicos. Prefeitos eleitos da região foram convidados para participarem do seminário e ouvirem as demandas do setor.

Um dos cases de sucesso que serão apresentados é o da cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, conhecida por seus vinhedos. Conforme o empresário e ex-secretário de turismo do município, Davi Da Rold, que atualmente exerce o mandato de vereador no município, a experiência turística de Bento Gonçalves vai muito além da produção de uvas e vinhos.

Outro convidado do Seminário é o administrador Toni Sando de Oliveira, que é presidente da Fundação 25 de Janeiro – São Paulo Convention & Visitors Bureau e da União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos (Unedestinos). Ele dividirá o palco com o empresário Valdeir Nunes, fundador do Hotel Fazenda China Park e presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB).

Durante um dia inteiro de programação, serão apresentados cases de sucesso no turismo capixaba, como da Queijaria Itaiobá, da Serra, do Altoé da Montanha, de Venda Nova do Imigrante e do Empório Pedra Bonita, de Marechal Floriano

Ainda falarão no evento o secretário estadual de Turismo, Phelipe Lemo; a gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescovi; o sommelier profissional e sócio-proprietário da vinícola Vale do Tabocas, de Santa Teresa, Vinicius Corbellini, entre outros.

As inscrições são gratuitas (link abaixo), mas estão nas estão nas últimas vagas. O seminário é realizado pelo MCC&VB, com organização da empresa Nova Comunicação e apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), Sicoob, Senac e Pousada Altoé da Montanha.

VI Seminário de Fortalecimento do Turismo das Montanhas Capixabas

Tema: Transformando o turismo em experiências, inspirações e negócios

  • Data: 27 de novembro (Quarta-feira)
  • Horário: 8h às 17h
  • Local: Auditório do Senac, Venda Nova do Imigrante
  • Inscrição: https://forms.office.com/r/sYqTTwcAes
  • Participação: Gratuita (vagas limitadas)

PROGRAMAÇÃO

  • 8h – Credenciamento e café de boas-vindas
  • 8h30 – Abertura e fala das autoridades
  • 9h – Painel: O poder do associativismo e da união para a comercialização de um destino

Toni Sando de Oliveira – Presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau e da Unedestinos. É membro do Conselho de Turismo Nacional e vice-presidente do Latinoamérica y El Caribe Convention & Visitors Bureau. Foi gerente de marketing do grupo Accor na América do Sul

Valdeir Nunes – Presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e diretor do Hotel Fazenda China Park

  • 10h – Painel: Estratégias de marketing e de comercialização para o turismo capixaba

Phelipe Lemos – Secretário de Turismo do Espírito Santo

Karoline Rodrigues Moreira – Gerente de Marketing Turístico da Setur/ES

  • 10h40 – Plano de ativação de marca das Montanhas Capixabas

Andreia Rosa – Diretora-executiva do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau

  • 11h20 – Lançamento do documentário Tutti Buona Gente – A saga italiana nas Montanhas Capixabas
  • 11h50 a 13h40 – Almoço
  • 13h40 – Apresentação Cultural
  • 13h50 – Sicoob
  • 14h00 – Cases de sucesso do turismo capixaba

Queijaria Itaiobá (Serra)

Altoé da Montanha (Venda Nova do Imigrante)

Empório Pedra Bonita (Marechal Floriano)

  • 14h30 – Turismo de experiência

Renata Vescovi – Gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência

Vinicius Corbellini – Sommelier profissional e sócio-proprietário da vinícola Vale do Tabocas, de Santa Teresa, vencedora de prêmios nacionais e que virou referência em turismo de experiencia

  • 15h20 – Cursos Senac
  • 15h40 – Painel: Bento Gonçalves: o turismo de experiência muito além das vinícolas

Davi Da Rold – Formado em Ciências Políticas e Economia na Inglaterra, foi secretário de Turismo de Bento Gonçalves (RS), é vereador no município e sócio-proprietário do restaurante Enoteca 75

  • 16h30 – Encerramento com sorteios e comemoração com atração típica italiana de Venda Nova do Imigrante

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

5 cuidados essenciais com as lavouras de café no verão

Foto: Freepik Práticas simples podem minimizar os impactos das altas temperaturas e estiagens ...

Leilão da Conab para a venda de arroz pretende estimular a produção no país

Foto: Freepik A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará continuidade, na próxima sexta-feira ...

Regras fiscais para cooperativas de leite são simplificadas no Espírito Santo

Foto: Natercoop Um decreto assinado pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, trouxe ...

Impulsiona Turismo vai apresentar cases de sucesso de produtos turísticos e roteiros

Foto: Leandro Couri/Sebrae O Sebrae Nacional promove, dia 11 de dezembro, a primeira ...

Produtores rurais ganham agilidade na emissão de notas fiscais

O Decreto nº 5.895-R, publicado no Diário Oficial do Espírito Santo nesta sexta-feira ...