Incaper e Caixa assinam convênio para fomento de elaboração de crédito rural

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Caixa Econômica Federal assinaram convênio para elaboração de crédito rural. A parceria tem a finalidade de regular e fomentar as atividades do Incaper de elaboração de crédito rural concedido pela Caixa para produtores rurais de todo o Espírito Santo. A assinatura do convênio foi realizada na sede do Incaper, em Vitória, pelo diretor-presidente do Incaper, Antônio Machado; pela superintendente Regional da Caixa, Maria do Carmo Gonçalves da Rocha; e demais servidores das instituições. 

Entre os principais resultados esperados pela parceria estão o aumento da produtividade dos produtos financiados; a diversificação da produção com aumento da renda e a ocupação da família; aumento no número de contratos de custeio e investimento; e a correta aplicação do crédito rural.

“Os profissionais de Ater do Instituto orientam os agricultores, em especial os familiares, na escolha e no desenvolvimento das atividades contempladas com o financiamento. Após a elaboração do projeto, o técnico aponta as diretrizes ao produtor na propriedade rural para que o recurso seja aplicado de maneira efetiva e gere bons resultados. O Incaper tem experiência reconhecida e histórica de assessoramento técnico em crédito rural e essa parceria com a Caixa vem para fomentar esse importante legado”, destacou Antônio Machado. 

O assessoramento técnico para a elaboração de projeto de crédito rural é prestado pelo Incaper, com o objetivo de orientar e acompanhar o agricultor na escolha e no desenvolvimento das atividades financiadas. A Caixa é um dos órgãos vinculados auxiliares ao Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR) e realiza os financiamentos, a partir das diretrizes da política creditícia formulada pelo Conselho Monetário Nacional, de acordo com a política de desenvolvimento agropecuário.

O diretor administrativo e financeiro do Incaper, Cleber Guerra, ressaltou que a parceria é um grande avanço para o Instituto. “As atividades das duas entidades se complementam na organização econômica da produção rural, na medida que envolvem a assistência técnica ao produtor, crédito e assessoria em projetos agropecuários e agroindustriais. Esses fatos justificam a celebração desse convênio, que era muito aguardado pelo Incaper”, completou. 

“O crédito rural permite aos agricultores concretizar seus planos e conquistar seus objetivos. Mais do que uma ferramenta para o desenvolvimento, o crédito rural é um dos meios de realização de um sonho para as famílias. É por acreditar no agricultor, na capacidade técnica da equipe Incaper e Caixa que foi firmada essa parceria”, disse o coordenador da Comissão de Apoio ao Crédito do Incaper, João Marcos dos Santos.  

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Lançamento da Ruraltures será nesta quinta-feira (07) em Venda Nova do Imigrante

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau promoverá, amanhã ...

Sistema Cantareira opera em estado de alerta

Os últimos dias acenderam um alerta para o nível dos reservatórios que abastecem ...

Jovens agricultores participam de curso sobre formação de lideranças

Um dos pilares da Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e ...

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...