Incaper ensina noções básicas de meteorologia para alunos do Ensino Fundamental

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, das escolas “Alternativo” de Barcelona e de Jacaraípe, localizadas no munícipio da Serra, estiveram na sede do Incaper para saber mais sobre a meteorologia

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, das escolas “Alternativo” de Barcelona e de Jacaraípe, localizadas no munícipio da Serra, estiveram na sede do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para um momento de diálogo e aprendizado sobre as noções básicas de meteorologia. A atividade foi realizada pela equipe do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), responsável por informar a previsão do tempo para todo o Espírito Santo.

Ao todo, estiveram presentes mais de 70 alunos, que visitaram o Incaper em dias alternados e conheceram diversos assuntos que se relacionam com a meteorologia. Entre os temas abordados estiveram as principais variáveis meteorológicas, como temperatura, vento, pressão atmosférica, umidade relativa e barométrica, as diferenças entre tempo e clima, e os impactos para a sociedade, além de informações a respeito do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Continua após o anúncio

Os alunos também acompanharam como acontece o processo de elaboração da previsão do tempo e os modelos meteorológicos para previsão do tempo. Puderam conhecer ainda quais são os instrumentos de medição meteorológica utilizados pela equipe do Incaper e as estações meteorológicas automáticas e convencionais.

Uma das professoras da rede das escolas Lorena Castro Altoé ressaltou que o tema “clima e meteorologia” faz parte das diretrizes da base curricular no Ensino Básico das duas unidades. “Os alunos têm curiosidades relacionadas à atmosfera terrestre do nosso Estado e da nossa região. Por isso, eles sempre lançam muitas perguntas. É fundamental que conheçam a linha do tempo sobre o clima e os instrumentos mais antigos até os mais atuais para que compreendam as mudanças climáticas, as tecnologias e as novidades”, explicou a professora.

“Uma das principais curiosidades dos alunos é saber sobre as oscilações do tempo e de que forma elas acontecem”, lembrou Ana Carolina Paiva, que é auxiliar da coordenação de uma das unidades escolares.

Já o meteorologista do Incaper, Ivaniel Fôro Maia, ministrou palestra para os alunos e lembrou que existe um crescente interesse por parte de escolas públicas e privadas no Estado, em reforçar esses temas de forma mais detalhada, especialmente nas aulas de Ciências e Geografia.

“Apesar de termos um público jovem e com acesso às tecnologias que permitem rápido acesso à informação por meio de aplicativos de previsão de tempo e clima, eles não compreendem todo o processo envolvido em sua elaboração. O contato mais próximo dos profissionais da área de meteorologia com os instrumentos de medição que são usados apresentam papel transformador e disruptivo. Isso traz mais robustez ao processo de ensino-aprendizagem e reforça a fixação do conteúdo ministrado no colégio, em sala de aula”, disse Maia.

O meteorologista lembrou o exemplo de uma aluna nascida na Califórnia (EUA), que, com a ajuda da ferramenta Google Translater, capturou o áudio do ambiente e traduziu o conteúdo em formato texto, o que permitiu a compreensão de todas as informações.

O pesquisador e coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ely do Anjos Ramos, conduziu demonstração prática do uso de alguns instrumentos no final da palestra. Ele destacou o aspecto prático da atividade, que permitiu aos alunos uma experiência única de vivência em meteorologia, dando a oportunidade de simularem a leitura de instrumentos meteorológicos.

“Isso os auxiliou na formação de conhecimento e na dissolução de dúvidas no ramo das ciências atmosféricas”, destacou Ramos.

Também estiveram presentes nos encontros a pesquisadora e meteorologista do Incaper, Thábata Teixeira Brito de Medeiros, e a bolsista do Projeto de Desenvolvimento de Monitoramento Agrometeorológico do Espírito Santo, da Coordenação de Meteorologia do Incaper, Ângela Beatriz de Oliveira. 

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Veja o calendário do período de andada do caranguejo-uçá em 2024

Foto: Anders Schmidt A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) já ...

Rondônia leva título de melhor cacau do Brasil e desponta no mercado de qualidade

V Concurso Nacional de Cacau Especial premiou ainda amêndoas do Pará e da ...

Sustentabilidade na produção dos cafés capixabas atrai parceria com a Plataforma Global de Café

O Espírito Santo é uma referência nacional e mundial na produção de café, ...

Mais de 200 revendas que comercializam aves vivas são fiscalizadas no ES

Mais de 200 revendas que comercializam aves vivas foram fiscalizadas durante uma operação ...

Deputados se reúnem para elaborar planejamento estratégico do Poder Legislativo capixaba

Foto: Antônio Carlos Tonico O presidente vai reunir parlamentares, facilitadores e palestrantes como ...