Incaper lança Boletim Agroclimático do terceiro trimestre de 2023

Foto: Freepik

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou o Boletim Agroclimático do Espírito Santo referente ao período de julho a setembro de 2023. Elaborada trimestralmente pela Coordenação de Meteorologia, a publicação tem como objetivo fornecer informações que possam contribuir para o sucesso do planejamento das atividades dos setores produtivos do Estado do Espírito Santo, afetadas direta ou indiretamente pelo clima.

Anúncio

O capítulo 1 apresenta a análise das variáveis meteorológicas no trimestre (precipitação acumulada, anomalia de precipitação observada e anomalias de temperatura máxima e mínima), enquanto o capítulo 2 traz a análise das variáveis agrometeorológicas (índice de precipitação padronizada, evapotranspiração potencial acumulada e situação da disponibilidade hídrica).

Anúncio

O destaque desta edição está no capítulo 3, com o ponto de vista de atores envolvidos no meio rural capixaba sobre a influência do comportamento do clima no desenvolvimento das atividades agropecuárias do Estado.

No capítulo 4, é feita uma reflexão sobre as condições de favorabilidade climática observadas para o desenvolvimento das atividades agropecuárias capixabas ao longo de julho, agosto e setembro de 2023, a partir da análise das variáveis meteorológicas, agrometeorológicas e do relato de atores do campo.

De grande utilidade no monitoramento de secas agrícolas, no apoio à pesquisa e para o estabelecimento e direcionamento de políticas públicas ligadas à agropecuária, a publicação está disponível no site da Biblioteca Rui Tendinha (bibliotecaruitendinha.incaper.es.gov.br/publicacoes-recentes) e no site da Editora Incaper (editora.incaper.es.gov.br).

Fonte: Incaper

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Feira de Agronegócios Cooabriel 2024 acontecerá em julho

O evento é considerado o maior do agro no estado do Espírito Santo ...

Café canéfora tem zoneamento de risco climático atualizado

Foto: Humberto Franco O Zarc delimita regiões e épocas de cultivo em classes ...

Senar-ES quer fortalecer o agro em Santa Leopoldina

Contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável no Espírito Santo ...

Ales vai promover sessão em homenagem às mulheres cooperativistas

Foto: Freepik Reunião acontece na próxima semana. Pauta foi proposta pela Comissão Permanente ...

Brasil produziu quase 900 mil toneladas de peixes de cultivo

A piscicultura venceu adversidades e cresceu 3,1% Em 2023 O Brasil produziu 887.029 ...