Incaper lança orientações sobre cafeicultura sustentável para café arábica

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou materiais técnicos que abordam informações a respeito de práticas agrícolas para a  sustentabilidade na produção de cafés arábica no Espírito Santo. Trata-se da cartilha intitulada “Cafeicultura Sustentável: Boas Práticas Agrícolas Para o Café Arábica” e do folder sobre “Boas Práticas de Produção para o Café Arábica no Espírito Santo“, disponíveis no site da Biblioteca Rui Tendinha

A produção dos conteúdos técnicos contou com o apoio do Consórcio Pesquisa Café e com a Café das Montanhas do Espírito Santo (Brasil). A cartilha contempla as boas práticas agrícolas de campo, incluindo detalhes importantes como amostragem de solo; calagem e adubação dos cafeeiros; análise foliar; poda dos cafés; principais pragas e doenças; técnicas de conservação de solo e de água, além de renovação de lavouras. No mesmo material estão contidas informações a respeito das boas práticas durante a colheita e a pós-colheita do arábica e da análise sensorial dos cafés. 

O folder, por sua vez, traz orientações como a demarcação dos talhões; amostragem de solo; tipos de calagem e adubação; poda do cafeeiro; análise foliar; e conservação de solo e da água, que são etapas fundamentais para a sustentabilidade dos cafés arábica. 

A diretora técnica do Incaper, Sheila Posse, lembrou que, especificamente na cafeicultura, o Instituto tem disponibilizado tecnologias sustentáveis de produção, colheita e pós-colheita aos cafeicultores de arábica que produzem o Café das Montanhas do Espírito Santo nas regiões serrana, noroeste e Caparaó. “Isso tem proporcionado o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade do café capixaba”, disse.  

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Senar lança cursos gratuitos de drones e inseminação artificial. Inscreva-se!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou três cursos de curta duração, ...

Especialistas do Brasil e exterior debatem mercado halal

O fórum de negócios Global Halal Brazil ocorre na próxima semana e terá ...

Estados Unidos mudam regras para ingresso de cães procedentes do Brasil

Os animais que chegam de países classificados como de alto risco para raiva, ...

Entidades afirmam que caso das búfalas de Brotas foge à regra dos produtores

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) publicou ...

Cadeia produtiva do leite é destaque em novo Boletim da Agricultura Familiar da Conab

Já está disponível, no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a publicação ...