Incaper lança orientações sobre cafeicultura sustentável para café arábica

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou materiais técnicos que abordam informações a respeito de práticas agrícolas para a  sustentabilidade na produção de cafés arábica no Espírito Santo. Trata-se da cartilha intitulada “Cafeicultura Sustentável: Boas Práticas Agrícolas Para o Café Arábica” e do folder sobre “Boas Práticas de Produção para o Café Arábica no Espírito Santo“, disponíveis no site da Biblioteca Rui Tendinha

A produção dos conteúdos técnicos contou com o apoio do Consórcio Pesquisa Café e com a Café das Montanhas do Espírito Santo (Brasil). A cartilha contempla as boas práticas agrícolas de campo, incluindo detalhes importantes como amostragem de solo; calagem e adubação dos cafeeiros; análise foliar; poda dos cafés; principais pragas e doenças; técnicas de conservação de solo e de água, além de renovação de lavouras. No mesmo material estão contidas informações a respeito das boas práticas durante a colheita e a pós-colheita do arábica e da análise sensorial dos cafés. 

O folder, por sua vez, traz orientações como a demarcação dos talhões; amostragem de solo; tipos de calagem e adubação; poda do cafeeiro; análise foliar; e conservação de solo e da água, que são etapas fundamentais para a sustentabilidade dos cafés arábica. 

A diretora técnica do Incaper, Sheila Posse, lembrou que, especificamente na cafeicultura, o Instituto tem disponibilizado tecnologias sustentáveis de produção, colheita e pós-colheita aos cafeicultores de arábica que produzem o Café das Montanhas do Espírito Santo nas regiões serrana, noroeste e Caparaó. “Isso tem proporcionado o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade do café capixaba”, disse.  

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Uvas de mesa são tema de palestra técnica on-line na terça-feira (27)

Em prosseguimento à Capacitação em Fruticultura Tropical, coordenada pela Embrapa Cerrados (DF), será ...

Conab analisa efeitos da falta de chuvas nas lavouras de milho, algodão e trigo

A região Centro-Oeste, responsável pela maior produção de grãos do país, sentiu os ...

Operação Colheita apreende armas, drogas e prende 25 criminosos no Estado

Cerca de dois meses após o início das ações, a Operação Colheita, lançada ...

Inmet disponibiliza plataforma de monitoramento de estimativa de geadas no Brasil

O mapa indica a possibilidade da ocorrência de geada, baseada na temperatura mínima ...

Frutas, castanhas e verduras nativas do Brasil estão em nova lista de espécies da sociobiodiversidade com valor alimentício

São considerados produtos da sociobiodiversidade os bens e serviços gerados a partir de ...