Índice aponta o melhor momento para compra de fertilizantes

Foto: iStock

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de dezembro de 2023 fechou em 0,89, uma queda de 6% em relação a novembro (0,95). Durante o período, houve uma queda no preço dos fertilizantes e das commodities agrícolas. Quanto menor o IPCF, melhor é a relação de troca, principalmente quando o número fica abaixo de 1.

Anúncio

O preço dos fertilizantes caiu 4% em dezembro, em relação a novembro, principalmente na Ureia (-11%) e no Cloreto de Potássio (-6%), com estabilidade no Fosfato Monoamônico e no Superfosfato Simples.

Anúncio

A melhora do IPCF também é resultado da redução de cerca de 3% nos preços das commodities agrícolas em relação ao mês anterior, liderada pela cana-de-açúcar com queda de cerca de 7%. A safra da cana está se desenvolvendo com grandes volumes processados pelos moinhos da indústria sucroenergética, o que proporcionou a queda nos preços. Outra commodity que apresentou redução no preço foi a soja, que caiu em média 1% em relação a novembro, com o mercado atento às produtividades do início da colheita no Brasil.

Já o valor do milho subiu cerca de 11%, devido à preocupação com uma safrinha menor. Com menos volume disponível no mercado, o preço do grão segue elevado. Quanto ao algodão houve estabilidade no preço de um mês para o outro.

O câmbio apresentou estabilidade de um mês para o outro, reagindo melhor em um cenário de menor risco global. O cenário geopolítico internacional ainda é uma preocupação e, embora o setor de agronegócios não tenha sido diretamente impactado pela guerra Hamas x Israel até o momento, é um assunto que segue com bandeira amarela para o mercado.

No momento o foco do mercado está no início da colheita da soja no Brasil e possíveis revisões de produção esperadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), uma vez o impacto climático não foi considerado pelas instituições. Em janeiro, o setor estará atento para o início do plantio das safrinhas de milho e algodão. Os dados são referentes a dezembro/2023.

IPCF – O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. A metodologia consiste na comparação em relação à base de 2017, indicando que quanto menor a relação mais favorável o índice e melhor a relação de troca. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

METODOLOGIA – A fonte para o cálculo dos preços dos fertilizantes no porto brasileiro é a CRU, empresa de consultoria internacional. Já os preços das commodities são apurados pela média do mercado brasileiro, em dólar, calculados com base nas publicações feitas pela Agência Estado e CEPEA.

O índice de preços de fertilizantes inclui os valores de MAP, SSP, Ureia e KCL ponderados pelas participações respectivas de seu uso no país. Já o das commodities inclui soja, milho, açúcar, etanol (cana-de-açúcar) e algodão, ponderado pelo consumo de fertilizantes. O índice é também ponderado pelo câmbio, considerado 70% dos fertilizantes (custo) e 85% das commodities (receita).

Fonte: CDN

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...

Projeto entrega novas barracas a feirantes de Vitória

Foto: Marcos Salles Entrega das novas barracas das Feiras Livre Os feirantes que ...

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...