Indústria registra maior crescimento em 14 anos com alta de 5,6% no faturamento, aponta CNI
Foto: Freepik
O faturamento real da indústria de transformação teve um avanço de 5,6% em 2024 em comparação com o ano anterior, marcando o maior crescimento do setor desde 2010. Os dados fazem parte dos Indicadores Industriais divulgados nesta sexta-feira (7) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Apesar do bom desempenho anual, o setor apresentou uma leve queda de 1,3% entre novembro e dezembro.
Anúncio
De acordo com Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, os resultados refletem um ano positivo para a indústria. “A demanda por bens industriais foi forte ao longo de 2024, impulsionada por um mercado de trabalho aquecido, pela ampliação do crédito e pelo aumento dos investimentos públicos. Esses fatores sustentaram o consumo e os investimentos, resultando no crescimento do faturamento”, explica Azevedo.
Anúncio
Desempenho do setor produtivo
Outro dado que reforça a trajetória positiva do setor foi o crescimento de 4,2% no número de horas trabalhadas na produção em relação a 2023. No entanto, em dezembro, esse índice registrou queda de 1,3%.
Já a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) encerrou o ano em 78,2%, após uma retração de 0,8 ponto percentual no último mês de 2024. A média anual da UCI ficou 0,6 ponto percentual abaixo da registrada em 2023. O número de empregos na indústria permaneceu estável em dezembro, consolidando um aumento de 2,2% ao longo de 2024.
Apesar da leve retração de 0,5% na massa salarial e no rendimento médio do trabalhador em dezembro, ambos os indicadores fecharam o ano em alta. A massa salarial teve um crescimento acumulado de 3%, enquanto o rendimento médio registrou avanço de 0,8%.
Sobre os Indicadores Industriais
A pesquisa Indicadores Industriais, realizada mensalmente pela CNI desde 1992, analisa a evolução da indústria de transformação no curto prazo. O levantamento mede o desempenho do setor com base em variáveis como faturamento, horas trabalhadas, emprego, rendimento médio, massa salarial e utilização da capacidade instalada.
Os dados são coletados em parceria com as Federações Estaduais das Indústrias, abrangendo estados que representam mais de 90% da produção industrial do país.
Fonte: CNI
Anúncio
Anúncio