Inhame capixaba é cultivado no Cerrado Mineiro e apresenta bons resultados

Texto: Cícero Modolo e Julio Huber / Fotos: Cícero Modolo

Duas variedades de inhame bastante cultivadas nas montanhas do Espírito Santo apresentaram bons resultados em cultivos experimentais no Cerrado Mineiro. Um dos responsáveis pela experiência inédita é o agricultor e pesquisador autodidata Jandir Gratieri, de São Bento de Urânia, Alfredo Chaves.

Ele levou mudas das variedades São Bento e Rochom para plantar no bioma Cerrado, em um projeto realizado em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Uberlândia, Minas Gerais. No início do mês, Jandir, juntamente com o vereador e presidente da Câmara Municipal de Marechal Floriano, Cezar Tadeu Ronchi Junior, o Cezinha, foi para o município mineiro realizar a terceira etapa do projeto: conclusão e validação dos resultados.

Estudantes e professores da UFU participaram de todos os processos de pesquisa de implantação de inhame no Cerrado

O doutor em agronomia e professor de Ciências Agrárias da UFU, José Magno Queiroz Luz, foi quem recebeu o Jandir, que também é diretor executivo da Associação dos Produtores de Inhame de São Bento do Espirito Santo (Apisbes). Também participaram da última etapa da pesquisa o representante da fábrica Yamo – distribuidora de produtos agroecológicos/naturais -, Ceo Cairo Carvalho.

As duas variedades testadas por pesquisadores da universidade mineira são cultivadas em municípios que integram a Indicação Geográfica (IG) do Inhame Capixaba, que além de Alfredo Chaves, contempla Marechal Floriano, Castelo, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta.

Jandir Gratieri informou que os resultados ainda estão sendo computados, e serão apresentados oficialmente em um evento no mês de julho. Entretanto, ele adiantou que a produtividade das variedades de inhame, comuns no bioma Mata Atlântica, foram satisfatórios.

Jandir Gratieri é produtor rural em São Bento de Urânia, Alfredo Chaves

“As expectativas são espetaculares. A produção é similar a do bioma Mata Atlântica. Então, temos uma avaliação de produtividade dentro da média nacional. Tenho certeza de que os resultados finais serão muito bons. Foi um trabalho muito bom e os resultados serão surpreendentes”, adiantou.

Segundo ele, é gratificante chegar ao último estágio da pesquisa. “A sensação é de dever cumprido, na realização das três etapas desde a implantação de inhame das duas cultivares no bioma Cerrado, concluídas com a palestra: “Panorama do Inhame no Brasil”. Acompanhamos do plantio até a colheita, com a avaliação da produtividade do inhame e a validação nas condições no Cerrado”, destacou Jandir.

Para o presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezar Ronchi Junior, esse projeto irá beneficiar a todos os municípios que integram a IG. “Podemos destacar que esses resultados poderão beneficiar a agricultura familiar de Marechal Floriano e dos outros municípios componentes da IG. Estão surgindo possibilidades de abertura de novos mercados nacionais e até no exterior, possibilitando mais vendas do produto in natura ou desidratado”, informou o vereador.

Ele ainda enfatizou que a divulgação dessas cultivares no Brasil abre possibilidades de vendas de mudas certificadas, de industrialização e abertura de novos mercados para subprodutos do inhame. “Também podemos implantar unidades de processamento em parceria com órgãos estaduais e prefeituras”, destacou Cezinha Ronchi.

O grupo capixaba visitou a fábrica de processamento Yamo, em Minas Gerais

Entre as atividades da visita a Uberlândia, o grupo capixaba conheceu a fábrica Yamo, que produz subprodutos a base do inhame. Na visita foram apresentados novos produtos a base do inhame e degustação, como sorvetes, picolés, chips e bebida de extrato de inhame, entre outros alimentos.

Últimas notícias

Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba chega à etapa de visita das propriedades

As visitas às 12 propriedades classificadas na 6ª edição do Concurso de Qualidade ...

Festival Aracruz Sabores começa nesta quinta-feira (11)

Foto: Arquivo Secom / Aracruz O evento vai reunir sabores, cerveja artesanal, vinhos, ...

Método simples e barato monitora qualidade da água em viveiros de tilápias

Photo: Gabriel Pupo Nogueira Cientistas utilizam bentônicos, organismos invertebrados indicadores de qualidade da ...

Produção de cacau volta a crescer no Brasil, após controle de vassoura-de-bruxa e outras doenças

Foto: Shutterstock Composition with cocoa pod and products on wooden background, top view ...

Setor de distribuição de insumos está apreensivo com os desafios deste ano

Foto: iStock “O setor de distribuição de insumos agrícolas, que comemorou um 2021 ...