Inmet explica o que é fato ou fake sobre a onda de frio dessa semana

Com a divulgação de uma forte onda de frio que já está derrubando as temperaturas no Brasil, começaram a circular, nos últimos dias, diversas notícias que são falsas sobre as previsões relacionadas às temperaturas e sobre a ocorrência de geada e de neve em algumas regiões brasileiras.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que não se trata da “onda de frio mais intensa do século” ou “a maior onda de frio dos últimos 100 anos” e nem “o maior frio da sua vida” conforme as notícias que têm circulado.

Anúncio

Mas, o que vai acontecer então? De acordo com meteorologistas do Inmet, a massa de ar frio provocará sim uma queda acentuada da temperatura no centrossul do país, mas não de forma exagerada.

O que está previsto, até o momento, são: é uma massa de ar atípica pelo seu posicionamento e dimensão (não intensidade); os ventos podem superar os 100 km/h no litoral do RS e há a possibilidade de ciclone subtropical na costa da região Sul.

Anúncio

Ainda de acordo com o Inmet, poderá ocorrer episódios de chuva congelada; neve (apenas na região Sul) e geada (pode ocorrer em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso).

Entre as noticias que circulam em redes sociais e em grupos de WhatsApp, segundo o Inmet: não existe o termo erupção polar histórica; não é a maior onda de frio dos últimos 100 anos; essa onda de frio não deve chegar na região Nordeste; as temperaturas não vão chegar a -10ºC; não está nem perto da maior onda de frio da sua vida e não há chances de neve em Goiás, DF e demais regiões centrais do Brasil.

Entretanto, o Inmet destaca que “frente fria, frio intenso e calor continuarão a acontecer. O que geralmente pode ser falso em uma ‘notícia duvidosa’ de clima, são valores extremamente exagerados e sem embasamento científico. Quando se trata do tempo e do clima, um simples acesso em sites como do Inmet já é suficiente para confirmar a informação”.

Fonte: Inmet

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...