Inscrições abertas para curso on-line sobre produção integrada de oliveira

Foto: Paulo Lanzetta

Capacitação on-line em Produção Integrada de Oliveira está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro

A Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) estará com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro para curso on-line sobre produção integrada de oliveira (PIO). Disponível na Vitrine de Capacitações On-line da Embrapa (e-Campo), o curso abriga cinco módulos on-line obrigatórios e um presencial opcional, que corresponde a uma visita técnica a olival comercial. Ao todo, são 40 horas de carga horária, a ser cumprida até 31 de março de 2022. Inscrições podem ser feitas neste link.

Continua após o anúncio

Além de difundir conhecimentos sobre a olivicultura e seu respectivo sistema de produção, a  capacitação também forma responsáveis técnicos (RT) e auditores com certificação pela Embrapa e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para as áreas de campo e indústria. Podem se inscrever produtores, agrônomos, técnicos, estudantes e outros interessados no tema.

INVESTIMENTO – Para o público geral, o valor da inscrição é de 180 reais. Já para os interessados na certificação como RT ou auditor, o investimento é de 200 reais. Mas, neste caso, é necessário comprovar formação como agrônomo ou técnico agrícola, com registro no respectivo conselho de classe. No caso dos estudantes em fase de conclusão do curso, a certificação como RT ou auditor será fornecida após a obtenção do registro profissional. 

MÓDULOS – Nos cinco módulos obrigatórios, são abordados os temas: “A olivicultura no Brasil e sua importância econômica, social e ambiental”; “Marco legal da Produção Integrada (PI)”; “Boas Práticas Agrícolas de manejo do solo, pragas e doenças”; “Boas Práticas de colheita e processamento de azeitona para elaboração de azeite”; e “Áreas Temáticas, Rastreabilidade, Planejamento ambiental e Organização dos produtores”.  Já o sexto módulo, que é opcional, corresponde à visita técnica acompanhada a um olival e a uma unidade processadora, em Bagé/RS, nos dias 16 e 17 de março deste ano. 

FOCO NA SUSTENTABILIDADE – A Produção Integrada (PI) é um sistema moderno, fundamentado nos princípios da sustentabilidade social, econômica e ambiental, baseado em boas práticas agropecuárias e com respeito à legislação trabalhista. Sob este método, a produção resulta em alimentos seguros, com monitoramento em todas as etapas de produção, permitindo a continuidade do sistema produtivo, com sustentabilidade ao longo dos anos, de modo a elevar os padrões de qualidade e competitividade dos produtos ao patamar de excelência. 

Fonte: Embrapa

Últimas notícias

Confirmada: 11ª Feira de Negócios Coocafé será presencial

Um dos principais eventos realizados para o cooperado Coocafé é a Feira de ...

Alunos aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel ...

Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Uma novidade foi lançada pela Companhia Nacional de Abastecimento  (Conab) para os pecuaristas ...

Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, participará da Feira de Agronegócios da Cooabriel

Indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, o ex-ministro e professor Alysson ...

Prazo para vacinar animais de 0 a 2 anos contra febre aftosa está acabando

A vacinação de bovinos e bubalinos acontece até o dia 31 de maio ...