Inscrições abertas para o Coffee of the Year 2025 na Semana Internacional do Café

Foto: Hugo Cordeiro / NITRO

Estão abertas as inscrições para o Coffee of the Year 2025 (COY), concurso que elege os melhores cafés do Brasil durante a Semana Internacional do Café (SIC). Produtores de todo o país podem participar enviando suas amostras até o dia 6 de outubro.

Anúncio

No último ano, os capixabas brilharam na competição, conquistando o primeiro lugar tanto na categoria arábica quanto na canéfora (conilon). O produtor vencedor na categoria conilon contou com o apoio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-ES.

A inscrição e o envio das amostras correspondem à primeira etapa do concurso. Os cafés especiais devem ser enviados em grão, para que a torra seja feita pouco antes da degustação. As provas são conduzidas por especialistas licenciados pelo Coffee Quality Institute (CQI), que avaliam sabor, aroma, acidez, doçura, uniformidade e outros atributos.

Anúncio

As amostras que alcançarem 80 pontos ou mais, conforme os critérios de cafés especiais, avançam para a fase seguinte. Para garantir a isonomia do processo, todas são codificadas e não apresentam a identificação do produtor.

As etapas finais ocorrem durante a Semana Internacional do Café, de 5 a 7 de novembro, em Belo Horizonte. Nessa fase, compradores presentes no evento participam da votação, que define os finalistas. O resultado oficial é anunciado no último dia da SIC.

Concurso Florada Premiada

Além das categorias arábica e canéfora, o COY também contempla outras disputas, como o prêmio de melhor embalagem de café e o Concurso Florada Premiada, destinado exclusivamente às mulheres cafeicultoras.

O Florada Premiada valoriza o trabalho das produtoras rurais brasileiras e é totalmente gratuito. Assim como no COY, as amostras podem ser entregues em pontos de coleta indicados no site oficial ou enviadas pelos Correios até o dia 5 de setembro. Mais informações e o edital completo estão disponíveis em: projetoflorada.com.br/florada/concurso-florada-premiada.

Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café 2025 será realizada de 5 a 7 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte, reunindo produtores, compradores e apaixonados por café.

Mais detalhes sobre o Coffee of the Year, o Florada Premiada e a programação da SIC podem ser acessados no site oficial: semanainternacionaldocafe.com.br.

Fonte: Senar-ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Exportações do agro avançam e atingem recorde de US$ 70,5 bilhões nos cinco primeiros meses do ano

Foto: Freepik O agronegócio brasileiro segue ampliando sua presença no mercado internacional e ...

Soja impulsiona safra recorde e reforça protagonismo do agro brasileiro em 2026

Foto:Freepik A produção agrícola brasileira deve alcançar um novo recorde em 2026, impulsionada ...

Agro leva inovação e tecnologia para o centro do ESX 2026 em Vitória

Foto: Divulgação/ Sebrae O agronegócio capixaba ganha espaço de destaque nesta sexta-feira (12) ...

Qualidade, rastreabilidade e bem-estar animal ganham espaço na estratégia dos laticínios brasileiros

Foto: Freepik Com a concorrência internacional cada vez mais presente no mercado de ...

Connection reúne produtos de origem e destaca novas Indicações Geográficas brasileiras em Gramado

Foto: Rafael Cavalli Gramado se transformou, nesta semana, em uma vitrine da diversidade ...