Instituto de Economia Agrícola completa 79 anos de contribuição ao agro brasileiro

Fundado em 1942, o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, comemora 79 anos amanhã (7). A Instituição se destaca pela qualidade e confiabilidade dos dados agrícolas que produz e disponibiliza, considerados referência dentro e fora do Estado. No mês de novembro, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo também comemora 130 anos.

“O IEA é uma das poucas instituições do país focadas em socioeconomia agrícola, tendo importância não apenas para o agro de SP, mas para o Brasil”, assegura o diretor geral do Instituto, Celso Luis Rodrigues Vegro. Para ele, o corpo técnico é com certeza o maior diferencial do órgão, com pesquisadores e servidores que sempre buscam respostas confiáveis às novas demandas do agro e da sociedade, aliando alta capacidade analítica e abordagem multidisciplinar.

Segundo explica o gestor, o órgão produz resultados de pesquisa em diversas áreas – econômica, social, geográfica e até mesmo antropológica -, que permitem o desenho de políticas públicas bem ajustadas às demandas agrícolas. “Contribuímos com a elaboração de análises e cenários que contemplem o mercado do agro em várias frentes. Um exemplo é a contabilização dos salários rurais, feita com exclusividade pelo IEA”, diz Vegro.

De acordo com ele, a credibilidade das informações ofertadas faz com que o site da Instituição receba mensalmente em torno de 100 mil acessos – mais de 1,2 milhão no ano. “As pessoas procuram por esse tipo de informação, de qualidade e isenta, que é ‘uma moeda de ouro’. No nosso caso, ela vem com o carimbo de uma instituição que é um abre-portas no mercado”, defende.

Outra contribuição essencial do Instituto elencada pelo diretor é a elaboração dos preços de terra, que servem de base para a arrecadação de dois importantes impostos estaduais: Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) e Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). “Só com o ITCMD, o Estado de São Paulo arrecada cerca de R$ 2 bilhões por ano, o que torna nítida a relevância do IEA”, afirma Vegro.

Ação no presente e foco no futuro

Conforme conta o diretor geral, 2021 foi um ano bastante intenso e de muito trabalho para o IEA. Ganhou destaque dentre as ações realizadas, a implementação do Programa Rotas Rurais, que realiza o mapeamento e identificação de propriedades rurais no Estado de SP, em parceria com a Google.

“É um programa revolucionário, que concede cidadania ao homem do campo”, exalta o gestor. “Mais de 100 municípios já foram contemplados e tiveram entregues o mapeamento completo dos endereços rurais”, agrega. Segundo relata, em 85 desses municípios, foram descobertos 6.500 km de estradas que não eram sequer reconhecidos – uma média de 70 km por município.

Para o próximo ano, Vegro diz estarem sendo planejados mais projetos que devem trazer benefícios ao agro paulista. Ele cita como exemplo a parceria que está sendo buscada com a Secretaria da Fazenda de SP para refinar a elaboração das estatísticas de preços dos produtos agrícolas.

Outra iniciativa é o levantamento da área cultivada, produção e preço dos alimentos orgânicos no Estado, que dará subsídios para a formulação de políticas públicas importantes, como as voltadas à alimentação escolar. “Também estamos planejando um trabalho de construção de preços para o setor agroflorestal, permitindo a valoração de produtos como a palmeira juçara, de grande importância socioeconômica e ambiental”, comenta o diretor do Instituto. “Isso irá amparar o processo de recomposição de áreas verdes previsto no Programa de Regularização Ambiental – PRA, estimado em 800 mil ha”, conclui.

Fonte: APTA

Últimas notícias

Lançamento da Ruraltures será nesta quinta-feira (07) em Venda Nova do Imigrante

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau promoverá, amanhã ...

Sistema Cantareira opera em estado de alerta

Os últimos dias acenderam um alerta para o nível dos reservatórios que abastecem ...

Jovens agricultores participam de curso sobre formação de lideranças

Um dos pilares da Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e ...

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...