Instituto Nacional da Mata Atlântica de Santa Teresa terá programação especial na Semana Nacional de Museus

Foto: INMA/Divulgação

O Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) integra a programação da 22ª Semana Nacional de Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, as atividades buscam promover a reflexão sobre a importância do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão (MBML), em Santa Teresa, nas montanhas do Espírito Santo, para a pesquisa, educação e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.

Anúncio

Na próxima terça-feira (14), os visitantes poderão apreciar imagens inéditas da cidade e participar do processo de identificação de antigos moradores, em um bate-papo descontraído sobre as recordações guardadas no arquivo pessoal do naturalista Augusto Ruschi.

Anúncio

“Abrindo o baú de memórias do Ruschi” apresenta, entre outras imagens, um registro visual filmado em Super-8 no início dos anos 1970, contendo cenas festivas da cidade de Santa Teresa, recém-descoberto. A atividade, coordenada pela historiadora Alyne Gonçalves, acontece às 15 horas, no auditório do INMA, e é parte também da programação da Semana de Arte de Santa Teresa, promovida pela Prefeitura.

No sábado (18), Dia Internacional de Museus, também é o Dia Mundial do Fascínio pelas Plantas. Assim, entre 9 e 16 horas, o INMA promove diversas atividades relacionadas à botânica, uma de suas linhas de atuação. Os visitantes serão guiados por pesquisadores para um olhar diferente durante o passeio: reconhecer espécies de plantas pelo parque e observar a floresta suspensa – as diversas espécies de epífitas que vivem nos troncos das grandes árvores.

Além disso, haverá oficinas de macramê e de mandalas florais. “Com o macramê, fazemos suporte para vasos de plantas. Para sua confecção, podemos usar linhas e barbantes feitos com algodão. Nas mandalas, usamos flores e folhas, e a cola que vai envernizá-la pode ser feita a partir do quiabo, um alimento comum na nossa culinária. Nossa proposta é mostrar como as plantas fazem parte da nossa vida”, explica a botânica Nara Motta, pesquisadora do INMA.

No mesmo dia, a partir das 18 horas, haverá o lançamento do livro “Tem um peixe no céu – contos de Santa Teresa – ES”, da escritora teresense Leni Cruz Mota, e abertura da exposição “Tem um peixe no céu”, com aquarelas de Sandra Coelho do Valle. O livro foi produzido pela Academia de Letras e Artes de Santa Teresa (ALEAST) e a exposição, pela mesma instituição em parceria com o INMA. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

SERVIÇO

  • Onde: Museu de Biologia Prof. Mello Leitão / INMA (Av. José Ruschi, 4 – Centro – Santa Teresa/ES)
  • Dia 14/05 (15h às 17h) – “Abrindo o Baú de Memórias do Ruschi” –  exibição de filme inédito do Arquivo Augusto Ruschi (INMA), da década 1970, para que o público ajude a identificar antigos moradores de Santa Teresa/ES
  • Dia 18/05 (9h às 16h) – “Fascínio pelas Plantas” – atividades relacionadas à botânica. 18h – Lançamento do livro “Tem um peixe no céu – contos de Santa Teresa – ES” e Abertura da exposição “Tem um peixe no céu”

Fonte: INMA

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

ES livre de febre aftosa sem vacinação: saiba os benefícios

Foto: Freepik O Espírito Santo está oficialmente livre da febre aftosa sem vacinação. ...

Lactalis distribui água em supermercados gaúchos

Foto: Carolina Jardine A Lactalis Brasil ganhou um novo apoio para distribuir água ...

Bahia dá início à colheita do algodão safra 2023/2024

Foto: Divulgação As máquinas em campo sinalizam o início da colheita do algodão ...

Família dá até mamadeira para cuidar de filhote de veado encontrado ferido

Foto e vídeo: Divulgação Texto: Julio Huber / Foto: Divulgação Um filhote de ...

Furtas e hortaliças sofrem aumento por conta das fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Foto: André Oliveira / MDS A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe uma ...