Interpretação correta de análise de solo reduz custos da produção cafeeira

Existente há mais de cem anos, a análise química de amostras do solo é o único e mais eficiente método para conhecer as propriedades e nutrientes existentes na superfície. Com essas informações em mãos, um consultor técnico especializado pode receitar as melhores soluções para a adequação
da lavoura que tenha como finalidade nutrir plantas frutíferas, como é o caso do café. E melhor: ao realizar uma interpretação assertiva, o produtor pode reduzir custos e aplicar os insumos da maneira correta, ou seja, que sejam realmente necessários para a propriedade.

Especialistas afirmam que a amostragem deve ser recolhida com um intervalo de no mínimo 60 dias após a última adubação. Ao mesmo tempo, é importante observar se houve chuva significativa após a adubação, pois pode haver mascaramento dos resultados caso as chuvas tenham sido insuficientes, ficando maiores resíduos de potássio disponíveis no solo.

Anúncio

Embora seja uma atividade importante, há ainda muita desinformação a respeito da contribuição das as análises de solo para uma gestão eficiente. Dessa forma, a educação e conscientização por meio de experiências positivas pode ser uma boa alternativa.

Anúncio

O engenheiro agrônomo e diretor de Produção e Comercialização da Coocafé, Pedro Araújo, exemplificou de forma clara e objetiva a importância de se realizar uma análise de solo. “É um processo importante para a produção de bons cafés. O produtor precisa conhecer o solo; assim como realizamos periodicamente exames laboratoriais para sabermos como está nossa saúde física, devemos entender que essa também é uma forma de conhecermos a necessidade da nossa lavoura. Com a análise de solo, o cooperado junto de seu consultor técnico, tem em mãos as diretrizes para realizar uma adubação eficiente, podendo economizar na hora de escolher a fórmula ideal para sua propriedade”, disse.

O produtor de cafés especiais e cooperado Marcos Pereira Barros, , do córrego São José Geronídio (Durandé/MG), é um adepto das análises de solo e realiza com regularidade. “Eu acho muito importante essa prática, pois me ajuda a economizar dinheiro e ainda levar para a planta o que ela realmente necessita. Precisamos nos profissionalizar cada vez mais e estar sempre alinhado com o consultor técnico para interpretar da forma correta. A produtividade da minha lavoura também aumentou consideravelmente após criarmos o hábito de realizar a análise de solo. Os laboratórios estão cada vez mais eficientes e tecnológicos, o que contribui para um resultado muito mais rápido. O produtor precisa entender que ele não vai perder algumas horas do dia dele coletando as amostras e sim ganhando em produtividade e lucratividade”.

Fonte: Coocafé

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Afinal, bacalhau é peixe ou não é?

Tipos, dessalga e receitas: aprenda sobre o preparo do bacalhau na cozinha, além ...

Desfiadeiras falam sobre a época mais agitada do ano na Ilha das Caieiras

Fotos: Bárbara Bueno Sá Esta é, sem dúvidas, a época com uma das ...

Alunos do Ifes participam de aula técnica sobre CAR e PRA-ES no Idaf

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) participaram, nesta ...

Senar lança aplicativo para levar conhecimento aos produtores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou, na quarta (27), o aplicativo “Senar ...

Sistema OCB apresenta propostas para o Plano Safra 2024/25

Ministro Carlos Fávaro defende o cooperativismo como meio para o desenvolvimento nacional A ...