Julio Huber vence Prêmio ABDE de Jornalismo pelo segundo ano seguido

Fotos: Bárbarah Queiroz

O jornalista Julio Huber, diretor do portal e revista Negócio Rural, venceu, pelo segundo ano seguido, a categoria Texto Regional do Prêmio ABDE de Jornalismo. Os vencedores foram homenageados na última terça-feira (02), em uma cerimônia realizada no Sesi Lab, em Brasília (DF).

Anúncio

A premiação é promovida pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). Este ano foram 252 matérias inscritas nas Categorias Texto, Áudio e Vídeo, em modalidades nacionais e regionais. Cada categoria premiou os três melhores trabalhos.

A reportagem premiada e escrita por Julio Huber foi “Regenerar é semear o amanhã”, publicada no portal da Revista Negócio Rural e que destacou a importância do papel do financiamento ao desenvolvimento para a construção de um Brasil mais sustentável, inovador e inclusivo, por meio de instituições que integram o Sistema Nacional de Fomento (SNF.)

Anúncio

“A premiação é um estímulo enorme. Este ano mostrei como cooperativas de crédito e instituições de fomento ajudam agricultores a adotarem práticas regenerativas, agregando renda e preservando o meio ambiente. Ser reconhecido nacionalmente mostra que o desenvolvimento está acontecendo também no interior do Brasil, não só nos grandes centros”, afirmou Huber.

O evento de entrega dos prêmios também marcou o fechamento do primeiro ciclo de gestão da atual diretoria, presidida pela diretora do BNDES, Maria Fernanda Coelho. O evento reuniu autoridades governamentais, dirigentes das instituições do SNF, parceiros internacionais, pesquisadores e jornalistas de todo o país.

Ao abrir a cerimônia, a presidente da ABDE destacou que 2025 foi um ano marcado por incertezas externas e desafios climáticos, mas também por avanços expressivos no Brasil. “Saímos do mapa da fome, atingimos o menor patamar de desemprego dos últimos dez anos e conseguimos controlar a inflação de alimentos. Tenho certeza de que o Sistema Nacional de Fomento deu sua contribuição para essas conquistas, por meio da execução das políticas públicas e da oferta de crédito para famílias e empresas”, afirmou.

A presidente também celebrou o protagonismo da ABDE na COP30, onde a entidade participou de mais de 30 painéis sobre transição ecológica. “Apresentamos estudos inéditos sobre bioeconomia e instrumentos de financiamento para que cidades brasileiras se tornem mais resilientes diante dos eventos climáticos extremos”, destacou. Ela lembrou o caso recente das enchentes no Rio Grande do Sul: “Reconstruir custou R$ 100 bilhões, enquanto os valores necessários para prevenção não alcançavam 35% desse montante”, enfatizou.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Bruno Faustino é o grande vencedor nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025

Fotos: Erivelton Viana e Duda Rodrigues Julio Huber Jornalista e diretor do portal ...

Produtividade do amendoim brasileiro é a 3ª melhor do mundo

Foto: Indústrias Colombo O Brasil é o 3º mais eficiente do mundo em ...

Revista Negócio Rural conquista 1º e 2º lugares no Prêmio Cafés do Brasil em Brasília

Fotos: Robson Cesco A noite desta quarta-feira (3), em Brasília, foi histórica para ...

Mercado de máquinas projeta crescimento até 2027

O mercado brasileiro de máquinas e equipamentos segue com projeções positivas para os ...

Como ajustar a irrigação no período de chuvas e evitar desperdícios no campo

Foto: Freepik Quando as primeiras nuvens escuras aparecem no horizonte, o produtor já ...