Laboratório de Análise da Qualidade do Leite do Espírito Santo receberá melhorias

O Laboratório de Análise da Qualidade do Leite, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), vai receber melhorias na estrutura, o que proporcionará a ampliação do atendimento a produtores rurais, cooperativas e laticínios.

“O governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou a compra de equipamentos, para dobrar a capacidade de realização de análises da qualidade do leite por amostragem. Também estamos viabilizando a implantação de um software, que facilitará o acesso às informações dos laticínios e produtores rurais. O solicitante poderá ter acesso mais ágil aos resultados das amostras”, informou o presidente do Idaf, Mário Louzada. 

Anúncio

Ainda de acordo com Louzada, outra novidade é a “Vaca Móvel”, um veículo que será utilizado para o recolhimento das amostras nos laticínios. O serviço de busca de amostras deverá ser solicitado com o laboratório. 

Anúncio

“O Laboratório do Idaf é o único estadual do País a receber o credenciamento pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -, junto à Rede Brasileira de Qualidade da Análise do Leite, o RBQL. O produtor ou laticínio, que antes precisava enviar a amostra para outros estados, agora têm acesso ao serviço de qualidade aqui no Espírito Santo. Com isso, a cadeia produtiva leiteira capixaba tem tudo para crescer ainda mais”, enfatizou Louzada. 

Além do diretor-presidente do Idaf, a reunião foi mediada pelo diretor-técnico Fabiano Campos Grazziotti; pelo gerente de diagnóstico laboratorial, Thiago Farias, e os médicos-veterinários que atuam no laboratório Marcus Vinicius Rodrigues e Priscila Firmino. 

Também participaram o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo, Júlio Rocha; o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, o Carlão; o presidente da Associação dos Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo (ACPGLES), Daniel Orlandi, e representantes da Selita e da Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves (CLAC).

Fonte: Idaf-ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Nater Coop premia startups em Programa de Inovação Aberta

Foto: Bruno Faustino Ao longo de 2023, a cooperativa impulsionou a inovação lançando ...

ES firma acordo para ampliar alcance de frutas e especiarias capixabas no mercado internacional

As frutas e especiarias produzidas no Espírito Santo ganharão ainda mais reconhecimento internacional, ...

Brasil conquista dois novos mercados para pescados na Índia

Com estes novos mercados, o agronegócio brasileiro alcançou a 30ª abertura comercial internacional ...

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos

Já está tudo pronto para o Festival Santa Teresa Gourmet, que completa 10 ...

Dieta ajustada e suplementação potencializam desempenho dos cavalos em provas

Foto: Freepik Suplementação nutricional é complemento otimizador para performance O Brasil conta com tropa ...