Laboratório de Análise da Qualidade do Leite do Espírito Santo receberá melhorias

O Laboratório de Análise da Qualidade do Leite, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), vai receber melhorias na estrutura, o que proporcionará a ampliação do atendimento a produtores rurais, cooperativas e laticínios.

“O governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou a compra de equipamentos, para dobrar a capacidade de realização de análises da qualidade do leite por amostragem. Também estamos viabilizando a implantação de um software, que facilitará o acesso às informações dos laticínios e produtores rurais. O solicitante poderá ter acesso mais ágil aos resultados das amostras”, informou o presidente do Idaf, Mário Louzada. 

Ainda de acordo com Louzada, outra novidade é a “Vaca Móvel”, um veículo que será utilizado para o recolhimento das amostras nos laticínios. O serviço de busca de amostras deverá ser solicitado com o laboratório. 

“O Laboratório do Idaf é o único estadual do País a receber o credenciamento pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -, junto à Rede Brasileira de Qualidade da Análise do Leite, o RBQL. O produtor ou laticínio, que antes precisava enviar a amostra para outros estados, agora têm acesso ao serviço de qualidade aqui no Espírito Santo. Com isso, a cadeia produtiva leiteira capixaba tem tudo para crescer ainda mais”, enfatizou Louzada. 

Além do diretor-presidente do Idaf, a reunião foi mediada pelo diretor-técnico Fabiano Campos Grazziotti; pelo gerente de diagnóstico laboratorial, Thiago Farias, e os médicos-veterinários que atuam no laboratório Marcus Vinicius Rodrigues e Priscila Firmino. 

Também participaram o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo, Júlio Rocha; o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, o Carlão; o presidente da Associação dos Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo (ACPGLES), Daniel Orlandi, e representantes da Selita e da Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves (CLAC).

Fonte: Idaf-ES

Últimas notícias

Cavalgada convida população para 54ª Expoagro em Cuiabá (MT)

Foto: Marcelo Camargo – Agronews Uma cavalga reuniu dezenas de cavaleiros e amazonas, na ...

Brasil cria 277 mil novas vagas em maio, batendo recorde 

A economia brasileira gerou, em maio de 2022, 277.018 novas vagas de empregos ...

ABRALEITE promove o 1º Fórum Nacional do Leite

A Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE) realizará o 1º Fórum Nacional ...

São Paulo Coffee Festival já tem data confirmada para 2023

Foto: Sergio Parreiras Pereira Entre os dias 24 e 26 de junho de ...

Pecuária leiteira de precisão é tema principal do Anuário Leite 2022

Publicação acaba de ser lançada e está disponível para download no site da ...