Laboratório de Análise da Qualidade do Leite do Espírito Santo receberá melhorias

O Laboratório de Análise da Qualidade do Leite, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), vai receber melhorias na estrutura, o que proporcionará a ampliação do atendimento a produtores rurais, cooperativas e laticínios.

“O governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou a compra de equipamentos, para dobrar a capacidade de realização de análises da qualidade do leite por amostragem. Também estamos viabilizando a implantação de um software, que facilitará o acesso às informações dos laticínios e produtores rurais. O solicitante poderá ter acesso mais ágil aos resultados das amostras”, informou o presidente do Idaf, Mário Louzada. 

Ainda de acordo com Louzada, outra novidade é a “Vaca Móvel”, um veículo que será utilizado para o recolhimento das amostras nos laticínios. O serviço de busca de amostras deverá ser solicitado com o laboratório. 

“O Laboratório do Idaf é o único estadual do País a receber o credenciamento pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -, junto à Rede Brasileira de Qualidade da Análise do Leite, o RBQL. O produtor ou laticínio, que antes precisava enviar a amostra para outros estados, agora têm acesso ao serviço de qualidade aqui no Espírito Santo. Com isso, a cadeia produtiva leiteira capixaba tem tudo para crescer ainda mais”, enfatizou Louzada. 

Além do diretor-presidente do Idaf, a reunião foi mediada pelo diretor-técnico Fabiano Campos Grazziotti; pelo gerente de diagnóstico laboratorial, Thiago Farias, e os médicos-veterinários que atuam no laboratório Marcus Vinicius Rodrigues e Priscila Firmino. 

Também participaram o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo, Júlio Rocha; o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, o Carlão; o presidente da Associação dos Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo (ACPGLES), Daniel Orlandi, e representantes da Selita e da Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves (CLAC).

Fonte: Idaf-ES

Últimas notícias

Ufes obtém registro de nova cultivar de café conilon com alto teor de cafeína

A Ufes obteve o registro de mais uma cultivar de café conilon no ...

Promoção de cafés especiais do Brasil em Dubai pode render US$ 23,4 milhões

Ação coordenada pela BSCA levou 19 empresas brasileiras à World of Coffee, que ...

Vinícolas gaúchas promovem atrações para celebrar a colheita da uva

Crédito: Renato Soares/MTur Tem início a temporada da Vindima no Sul do país ...

Parceria prevê US$ 100 milhões para projetos de redução das emissões de metano

Para secretário de Inovação do Mapa, Fernando Camargo, iniciativa pode ajudar países a ...

Valor da contribuição mensal do MEI vai aumentar em fevereiro

Os microempreendedores individuais devem ficar atentos ao reajuste na contribuição mensal, que passa ...