Laboratório de leite do Idaf recebe credenciamento oficial

Após anos de trabalho e dedicação, o Laboratório de Análise da Qualidade do Leite do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) foi credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O anúncio foi feito nessa quinta-feira (17), por um despacho do Governo Federal, que autoriza a publicação da Portaria de Credenciamento.

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, os investimentos giram em torno de R$ 872 mil. “Essa é uma grande conquista do órgão, colocando o Espírito Santo em posição de destaque no cenário nacional e beneficiando toda a cadeia produtiva do leite e os consumidores. Foram muitos desafios superados. Contamos com uma equipe técnica capacitada e dedicada, que se empenhou diante de cada obstáculo apresentado. O credenciamento é criterioso, de modo a garantir a qualidade do serviço que será prestado, mas estamos muito felizes por termos chegado até aqui e podermos oferecer um ambiente favorável para produtores, cooperativas e agroindústrias capixabas”, destacou Louzada.

O gerente de diagnóstico laboratorial do Idaf, Thiago Farias da Silva, explicou que, com a acreditação junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) de todos os laboratórios do Instituto, obtida em novembro do ano passado, e o credenciamento neste momento, além do reconhecimento internacional, o laboratório do Idaf passa a emitir laudos reconhecidos pelo Ministério da Agricultura. “Dessa forma, conseguimos contribuir para a redução de custos dos nossos produtores e criadores, que deixarão de enviar as amostras para outros estados”, afirmou.

De acordo com a responsável técnica do laboratório, a médica-veterinária Priscila Firmino Andrade Scofano, a acreditação é resultado de um trabalho iniciado em 2013. “O trabalho desenvolvido pelo Idaf passa a figurar em elevados patamares de qualidade técnica e de gestão em âmbito nacional. Estamos orgulhosos de contribuir com esse processo”, disse.

LABORATÓRIOS – O Laboratório de Análise da Qualidade do Leite do Idaf realiza análises de contagem bacteriana total, contagem de células somáticas e determinação do teor de gordura, proteína, lactose e sólidos totais em leite cru. No ano de 2019, foram analisadas cerca de 3.500 amostras.

O Idaf conta ainda com o Laboratório de Diagnóstico da Raiva, único no Espírito Santo nesse segmento, atendendo toda demanda diagnóstica do estado, inclusive proveniente das secretarias municipais de saúde, instituições de ensino e clínicas veterinárias particulares. Outra estrutura do Idaf é o Laboratório de Diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina (AIE). Ambos já têm acreditação junto ao Inmetro e estão em processo de credenciamento junto ao Ministério da Agricultura.

Texto: Francine Castro/Idaf

Últimas notícias

Mais de 50 soluções tecnológicas disponíveis para o agro em 2021

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio ...

Autorizada exportação de ovos in natura para Argentina e Chile

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou a dupla autorização de exportações ...

Clima impacta produção da safra verão/21 e especialista aponta como se proteger de mudanças climáticas

A irregularidade das precipitações nos meses de outubro e novembro marcou o início ...

Brasil exporta 11 milhões de sacas de café no primeiro trimestre de 2021

Volume embarcado apresenta evolução de 10,4% no ano civil e aponta para quebra ...

Exportação de solúvel cresce 9,2% na comparação com março de 2020

De acordo com levantamento mensal realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café ...