Laboratório de Solos de Itapina passa a integrar rede mundial vinculada à ONU

O espaço recebeu certificado e agora faz parte de rede ligada à Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas.

O Laboratório de Solos do Campus Itapina, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), recebeu o certificado de registro junto à Rede Mundial de Laboratórios de Solos – Global Soil Laboratory Network (Glosolan), em inglês. A Glosolan é vinculada à Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO).

Ela foi lançada oficialmente em novembro de 2017 no âmbito da Parceria Global de Solos, cuja missão é posicionar os solos na agenda global para: promover o manejo sustentável e a melhoria da governança, de forma a garantir solos saudáveis e produtivos; e apoiar o fornecimento de serviços ecossistêmicos essenciais para a segurança alimentar, a mitigação das mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável.

Anúncio

A finalidade da Glosolan é de harmonizar métodos laboratoriais e seus resultados analíticos, com foco na gestão sustentável e proteção do solo. Assim, a rede pretende fortalecer o desempenho dos laboratórios, a fim de tornar as informações obtidas em diferentes países e regiões comparáveis ​​e interpretáveis. A rede visa garantir que as decisões de manejo do solo sejam feitas usando dados sólidos e confiáveis.

Anúncio

De acordo com o responsável pelo Laboratório de Solos do Campus Itapina, Gustavo Soares de Souza, “a obtenção desse certificado contribuirá para melhorar a qualidade das análises realizadas no laboratório, com reflexos nas ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo campus. Dará ainda maior visibilidade e credibilidade para aumentarmos nossas ações de extensão junto aos agricultores e à comunidade da região.”

A certificação do laboratório contou também com esforços da Diretoria de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão do campus e com a colaboração dos servidores Petterson Gonçalves Teixeira, Larissa Haddad de Souza Vieira e Irany Rodrigues Pretti, além dos estudantes bolsistas.

O Laboratório de Solos do Ifes Campus Itapina realiza análise de solos para produtores rurais e toda a comunidade, além de atender aos projetos de ensino, pesquisa e extensão do Ifes. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h. O atendimento deve ser agendado pelo telefone: (27) 3723-1288 ou pelo e-mail: [email protected].

Fonte: Ifes

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...

Projeto Marca Agro do Brasil pretende fortalecer a importância do setor nacional

Com o principal objetivo de tornar o agro uma paixão nacional, assim como ...

Empreendedores de especiarias capixabas fazem negócios durante Fruit Attraction

Empresas que produzem e comercializam o gengibre e a pimenta-do-reino no Espírito Santo ...

Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes

Foto: Reprodução/Sicoob Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob foi reconhecido como a terceira ...