Laboratório de Solos de Itapina passa a integrar rede mundial vinculada à ONU

O espaço recebeu certificado e agora faz parte de rede ligada à Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas.

O Laboratório de Solos do Campus Itapina, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), recebeu o certificado de registro junto à Rede Mundial de Laboratórios de Solos – Global Soil Laboratory Network (Glosolan), em inglês. A Glosolan é vinculada à Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO).

Ela foi lançada oficialmente em novembro de 2017 no âmbito da Parceria Global de Solos, cuja missão é posicionar os solos na agenda global para: promover o manejo sustentável e a melhoria da governança, de forma a garantir solos saudáveis e produtivos; e apoiar o fornecimento de serviços ecossistêmicos essenciais para a segurança alimentar, a mitigação das mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável.

A finalidade da Glosolan é de harmonizar métodos laboratoriais e seus resultados analíticos, com foco na gestão sustentável e proteção do solo. Assim, a rede pretende fortalecer o desempenho dos laboratórios, a fim de tornar as informações obtidas em diferentes países e regiões comparáveis ​​e interpretáveis. A rede visa garantir que as decisões de manejo do solo sejam feitas usando dados sólidos e confiáveis.

De acordo com o responsável pelo Laboratório de Solos do Campus Itapina, Gustavo Soares de Souza, “a obtenção desse certificado contribuirá para melhorar a qualidade das análises realizadas no laboratório, com reflexos nas ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo campus. Dará ainda maior visibilidade e credibilidade para aumentarmos nossas ações de extensão junto aos agricultores e à comunidade da região.”

A certificação do laboratório contou também com esforços da Diretoria de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão do campus e com a colaboração dos servidores Petterson Gonçalves Teixeira, Larissa Haddad de Souza Vieira e Irany Rodrigues Pretti, além dos estudantes bolsistas.

O Laboratório de Solos do Ifes Campus Itapina realiza análise de solos para produtores rurais e toda a comunidade, além de atender aos projetos de ensino, pesquisa e extensão do Ifes. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h. O atendimento deve ser agendado pelo telefone: (27) 3723-1288 ou pelo e-mail: [email protected].

Fonte: Ifes

Últimas notícias

Senar lança cursos gratuitos de drones e inseminação artificial. Inscreva-se!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou três cursos de curta duração, ...

Especialistas do Brasil e exterior debatem mercado halal

O fórum de negócios Global Halal Brazil ocorre na próxima semana e terá ...

Estados Unidos mudam regras para ingresso de cães procedentes do Brasil

Os animais que chegam de países classificados como de alto risco para raiva, ...

Entidades afirmam que caso das búfalas de Brotas foge à regra dos produtores

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) publicou ...

Cadeia produtiva do leite é destaque em novo Boletim da Agricultura Familiar da Conab

Já está disponível, no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a publicação ...