Laboratório de Solos de Itapina passa a integrar rede mundial vinculada à ONU

O espaço recebeu certificado e agora faz parte de rede ligada à Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas.

O Laboratório de Solos do Campus Itapina, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), recebeu o certificado de registro junto à Rede Mundial de Laboratórios de Solos – Global Soil Laboratory Network (Glosolan), em inglês. A Glosolan é vinculada à Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO).

Ela foi lançada oficialmente em novembro de 2017 no âmbito da Parceria Global de Solos, cuja missão é posicionar os solos na agenda global para: promover o manejo sustentável e a melhoria da governança, de forma a garantir solos saudáveis e produtivos; e apoiar o fornecimento de serviços ecossistêmicos essenciais para a segurança alimentar, a mitigação das mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável.

A finalidade da Glosolan é de harmonizar métodos laboratoriais e seus resultados analíticos, com foco na gestão sustentável e proteção do solo. Assim, a rede pretende fortalecer o desempenho dos laboratórios, a fim de tornar as informações obtidas em diferentes países e regiões comparáveis ​​e interpretáveis. A rede visa garantir que as decisões de manejo do solo sejam feitas usando dados sólidos e confiáveis.

De acordo com o responsável pelo Laboratório de Solos do Campus Itapina, Gustavo Soares de Souza, “a obtenção desse certificado contribuirá para melhorar a qualidade das análises realizadas no laboratório, com reflexos nas ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo campus. Dará ainda maior visibilidade e credibilidade para aumentarmos nossas ações de extensão junto aos agricultores e à comunidade da região.”

A certificação do laboratório contou também com esforços da Diretoria de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão do campus e com a colaboração dos servidores Petterson Gonçalves Teixeira, Larissa Haddad de Souza Vieira e Irany Rodrigues Pretti, além dos estudantes bolsistas.

O Laboratório de Solos do Ifes Campus Itapina realiza análise de solos para produtores rurais e toda a comunidade, além de atender aos projetos de ensino, pesquisa e extensão do Ifes. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h. O atendimento deve ser agendado pelo telefone: (27) 3723-1288 ou pelo e-mail: [email protected].

Fonte: Ifes

Últimas notícias

Uvas de mesa são tema de palestra técnica on-line na terça-feira (27)

Em prosseguimento à Capacitação em Fruticultura Tropical, coordenada pela Embrapa Cerrados (DF), será ...

Conab analisa efeitos da falta de chuvas nas lavouras de milho, algodão e trigo

A região Centro-Oeste, responsável pela maior produção de grãos do país, sentiu os ...

Operação Colheita apreende armas, drogas e prende 25 criminosos no Estado

Cerca de dois meses após o início das ações, a Operação Colheita, lançada ...

Inmet disponibiliza plataforma de monitoramento de estimativa de geadas no Brasil

O mapa indica a possibilidade da ocorrência de geada, baseada na temperatura mínima ...

Frutas, castanhas e verduras nativas do Brasil estão em nova lista de espécies da sociobiodiversidade com valor alimentício

São considerados produtos da sociobiodiversidade os bens e serviços gerados a partir de ...