Lançado curso a distância sobre produção e controle de qualidade de bioinsumos

bioinsumos.jpeg

O primeiro curso sobre produção e controle de qualidade de bioinsumos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está com inscrições abertas. Até o dia 27 de julho, os interessados poderão se inscrever gratuitamente para as aulas, que acontecerão de forma 100% online de agosto a setembro de 2021. As vagas são ilimitadas e os participantes receberão certificado. As inscrições podem ser feitas na página da Enagro. 

“Nosso olhar sobre a bioeconomia é que temos o desafio de agregar valor à base biológica do Brasil de forma que não há grandes perspectivas em termo de inovação disruptiva em cima do modelo clássico de agricultura. Em contrapartida, temos grandes cenários para poder reposicionar a agricultura do futuro do Brasil e dos trópicos, que é justamente a de base biológica”, pontuou o secretário-Adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Cleber Soares.

Anúncio

Durante o lançamento do curso, a diretora de Apoio à Inovação para Agropecuária, Sibelle Silva, destacou o crescimento do setor e a importância do tema para os produtores rurais, principalmente os pequenos. “O crescimento do setor de bioinsumos no exterior é da ordem de 15% ao ano. Mas no Brasil, graças à nossa vocação nacional e ao empreendedorismo do nosso produtor, o mercado já apresenta taxas anuais de 28% de crescimento em bioinsumos no segmento de proteção de plantas”, declarou.

Anúncio

O setor movimenta R$ 1 bilhão no país e tem grande potencial de expansão no uso para os próximos anos. “A agricultura de base biológica é uma revolução em curso e precisamos democratizá-la com conhecimento e assistência técnica”, acrescentou.

CURSO – O Mapa desenvolveu o curso em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia como parte de um dos Objetivos do Conselho Estratégico do Programa Nacional de Bioinsumos. Serão 20h de capacitação com o objetivo atender a uma crescente demanda por profissionais capacitados em boas práticas de produção de bioinsumos no país.

O curso é disponibilizado via plataforma de ensino da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro) e atende a diferentes perfis, como técnicos, extensionistas, alunos de graduação e pós-graduação, produtores rurais. Durante a capacitação, o aluno compreenda os conceitos relacionados a controle biológico, será capaz de identificar as diferentes bactérias do gênero Bacillus utilizadas em controle de pragas e doenças agrícolas, conhecerá os passos para produzir e formular bioinsumos a base de bactérias do gênero bacillus e as metodologias para garantir o seu controle de qualidade. 

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Afinal, bacalhau é peixe ou não é?

Tipos, dessalga e receitas: aprenda sobre o preparo do bacalhau na cozinha, além ...

Desfiadeiras falam sobre a época mais agitada do ano na Ilha das Caieiras

Fotos: Bárbara Bueno Sá Esta é, sem dúvidas, a época com uma das ...

Alunos do Ifes participam de aula técnica sobre CAR e PRA-ES no Idaf

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) participaram, nesta ...

Senar lança aplicativo para levar conhecimento aos produtores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou, na quarta (27), o aplicativo “Senar ...

Sistema OCB apresenta propostas para o Plano Safra 2024/25

Ministro Carlos Fávaro defende o cooperativismo como meio para o desenvolvimento nacional A ...