Laranja produzida no Rio de Janeiro é a 100ª IG reconhecida no país

A fruta é famosa pelo sabor doce, acima da média das laranjas produzidas em outras partes do Brasil

Os agricultores da Região de Tanguá (RJ) conquistaram, nesta terça-feira (26), o selo de Denominação de Origem para as laranjas produzidas nos municípios de Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Araruama. O reconhecimento concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é um registro que atesta a origem do produto e indica uma qualidade diferenciada, o que agrega valor ao alimento e o torna especial no mercado. Com essa nova IG, o Brasil alcança a marca de 100 Indicações Geográficas reconhecidas, entre regiões e produtos nacionais e estrangeiros.

Segundo os produtores, o grande diferencial da laranja de Tanguá é a sua doçura. As laranjas consideradas doces têm de 10 a 12 brix (índice usado para aferir a doçura de frutas). Já as da Região de Tanguá têm de 14 a 16 brix.  A laranja é a primeira fruta produzida no Rio de Janeiro a obter o registro da IG. Até então, o único produto do agronegócio reconhecido pelo INPI era a cachaça de Paraty. O solo, o relevo íngreme e o calor que predomina na maior parte do ano estão entre as principais características que contribuem para as qualidades da fruta produzida na região.

Anúncio

O Sebrae tem atuado nas últimas décadas para o reconhecimento de novas IGs no país por meio do apoio aos produtores, gestores públicos, comunidades e consumidores. “Ainda há um grande desconhecimento do consumidor final e do comércio em geral no Brasil sobre os conceitos de diferenciação e exclusividade que estão por trás das Indicações Geográficas. Queremos que mais produtores alcancem esse nível de reconhecimento e que o mercado saiba valorizar as qualidades únicas que são asseguradas com o trabalho realizado junto às IGs”, comenta a analista de inovação do Sebrae, Hulda Giesbrecht.

Anúncio

Fonte: Sebrae

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Chuva retorna com força, encerrando período seco

Os próximos dias serão marcados por uma instabilidade significativa em boa parte do ...

Programa leva informação sobre prevenção do câncer de mama para mulheres rurais

Outubro marca o início de um movimento poderoso: o Outubro Rosa. Mais do ...

Gengibre capixaba chega à Europa com exportação direta para a Holanda

O Espírito Santo continua se destacando no comércio de gengibre, alcançando 40 países ...

Brasil tem motivos para celebrar o Dia Mundial do Algodão

Foto: Abapa/Divulgação Hoje (07) é celebrado o Dia Mundial do Algodão. A data ...

Live gratuita reúne especialistas para falar de controle biológico na cafeicultura

Foto: Divulgação Especialistas participarão de uma live gratuita, que terá como tema: “Controle ...