Linhares anuncia expansão do Programa de Fruticultura e implantação de tanques para produção de tilápias

O secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, e o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, lançaram na última quinta-feira (03), um pacote de ações, programas e projetos para serem executados neste ano de 2022, entre eles, a expansão do Programa de Fruticultura e a implantação de tanques escavados para produção de tilápias. Na ocasião, foi apresentado um balanço das ações desenvolvidas pelo Plano Municipal Agropecuário – Agro Linhares nos últimos cinco anos. O encontro aconteceu no auditório da Findes.

Uma das ações anunciadas foi a expansão do Programa Municipal de Fruticultura, com abertura de edital para a distribuição de novas mudas de cajá manga anão, açaí, uva e limão. Nesta segunda etapa o programa traz novidades, a introdução de três novas frutas: a laranja, no polo BR 101 Sul, que já cultiva o limão; o abacate, no polo Farias, que produz o cajá manga anão; e a tangerina ponkan, no polo Alto São Rafael, que cultiva a uva.

Continua após o anúncio

O secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, pontou que esse é um momento especial em que o Município dá continuidade aos projetos baseados nas três diretrizes da pasta: produtividade e qualidade, recursos naturais e agregação de valor.

“Uma das novidades é a ampliação do Programa Municipal de fruticultura com a introdução de três novas frutas, um projeto que tempos colhido resultados significativos para as comunidades do interior. Criamos também cinco unidades de referência de qualidade do café com cessão de cinco terreiros suspensos para secagem do grão. A aquicultura também vem para promover a diversificação e vamos instalar seis tanques escavados para criação de tilápias para fomentarmos a transformação do agronegócio”, frisou o secretário. 

Dentro do Programa de Qualidade Café e do Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares a Secretaria Municipal de Agricultura dará continuidade aos dias de campo, concursos, palestras, distribuição de mudas e acompanhamento técnico aos produtores.

O prefeito Guerino Zanon pontuou que o município busca diversificar a economia da cidade e o agronegócio tem caminhado a passos largos. “O Município tem se movimentado de forma bem diferente, na contramão da desindustrialização que acarreta o país, e, com diversas ações sendo realizadas pela secretaria de agricultura, com foco na diversificação e modernização do agronegócio. Avançamos muito e vamos investir mais em tecnologia e inovação”, disse o prefeito.

O evento contou com a presença do representante do Crea, José Adilson Oliveira; do especialista na área de Fruticultura, Erli Ropke; empresário do setor de Piscicultura, Elder Pedroni; do produtor de cacau premiado internacionalmente, Emir Macedo Gomes Filho; do presidente da Câmara Municipal de Linhares, o vereador Roque Chile; dos vereadores Amantino Paiva, Wellington Vizentini, Roninho Passos, Therezinha Vergna, Juninho Buguiú, Johnatan Maravilha, Juarez Donatelli, além de representantes de associações e sindicatos de produtores, do Sincred, da Café Cacique, Inpec, agrônomos, dentre outros.

TANQUES ESCAVADOSO – Programa Municipal de Apoio à Aquicultura Sustentável para a produção de tilápia em tanques semi-escavados (em terra) é outra novidade. O programa prevê, inicialmente, a instalação de seis unidades de aquicultura com 2,5 mil m² de lâmina d’água cada uma. O edital, com a instalação de quatro blocos: 1) São Rafael; 2) Farias; 3) Rio Quartel e Desengano e 4) Pontal do Ipiranga, Povoação, Regência e Bebedouro. A expectativa é produzir 72 toneladas de pescado no primeiro ano.

TERREIROS SUSPENSOS – Na ocasião, foi autorizado o fornecimento de terreiros suspensos pelo Programa de Qualidade Café (Linhares Coffee) para secagem do café, visando aumentar a qualidade do grão. Cinco propriedades já foram selecionadas via edital para ainda neste mês de fevereiro iniciar a instalação. Elas funcionarão como unidade de referência do programa.

O superintendente do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), Frederico de Almeida Daher, disse que Linhares é um exemplo de cidade que faz um trabalho sério, com foco no pequeno produtor.

“O município oportuniza o produtor para que ele deslanche o processo produtivo e sair da simples condição de produção commodity para produção de cafés especiais. A secretaria de agricultura vem fazendo um trabalho que é um exemplo para todos nós. As demais secretarias municipais de agricultura precisam ter uma participação orçamentária maior para fazer um trabalho como Linhares faz”, disse o superintendente.

CONSTRUÇÃO DE NOVAS BARRAGENS – Também foi aberto o quarto edital para construção de mais seis barragens, dando sequência ao Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, que já entregou até o momento 18 barragens às comunidades e uma outra que será finalizada em breve, serviço atrelado a mais de 6 mil caixas secas já construídas nas propriedades rurais.

O engenheiro agrônomo, José Geraldo Ferreira, servidor aposentado do Incaper, destacou que vê a cada dia a agricultura linharense crescer de uma forma exorbitante e que tem acompanhado o programa de construção de barragens para reservação de água.

“Linhares tem muitas lagoas com uma reserva de água imensa, mas ela está mal distribuída e, para a agricultura para crescer de forma sustentável ela precisa de água. Fico feliz de ver uma região rica em água, com um dos maiores reservatórios de água do Espírito Santo, investindo em produção e reservação de água”, comentou o engenheiro agrônomo.

Acesse abaixo os editais:

Fonte: Prefeitura Municipal de Linhares

Últimas notícias

Confirmada: 11ª Feira de Negócios Coocafé será presencial

Um dos principais eventos realizados para o cooperado Coocafé é a Feira de ...

Alunos aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel ...

Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Uma novidade foi lançada pela Companhia Nacional de Abastecimento  (Conab) para os pecuaristas ...

Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, participará da Feira de Agronegócios da Cooabriel

Indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, o ex-ministro e professor Alysson ...

Prazo para vacinar animais de 0 a 2 anos contra febre aftosa está acabando

A vacinação de bovinos e bubalinos acontece até o dia 31 de maio ...