Linhares inicia vistoria em propriedades selecionadas para construção de tanques para criação de peixes

A Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares está realizando uma vistoria prévia nas propriedades dos produtores selecionados, via Processo Seletivo, para a construção de seis tanques semi-escavados (em terra) destinados à criação de peixes. A ação verificará a viabilidade para solicitação do pedido de licença ambiental junto ao Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon, que tem acompanhado o engenheiro agrônomo, Ladislau Bunisenha, servidor do município que tem vasta experiência na área, destacou que dentre os pontos avaliados durante a vistoria estão: topografia; se as áreas a serem construídos os tanques integram as Áreas de Preservação Permanente (APP); e se os locais estão aptos para instalação dos tanques.

Anúncio

“As visitas para vistorias aos produtores que foram pré-classificados são para atestar a viabilidade técnica da construção, e se as áreas estão aptas a receber o projeto. Após análise, será emitido um laudo e o produtor poderá, assim, providenciar a licença ambiental para instalação da unidade de produção”, frisou o diretor.

Anúncio

Programa Municipal de Apoio à Aquicultura Sustentável

No Programa Municipal de Apoio à Aquicultura Sustentável, os seis projetos foram previamente contemplados por blocos: duas unidades atendendo ao distrito de São Rafael; duas ao distrito do Farias; uma aos distritos de Rio Quartel e Desengano; e outra aos distritos de Pontal do Ipiranga, de Povoação, de Regência e de Bebedouro. Cada unidade de aquicultura terá 2,5 mil m² de lâmina d’água.

Os tanques, vão fomentar o trabalho e renda às comunidades e produtores rurais envolvidos, conforme explicou o secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot.

“No primeiro ano, a previsão é de uma produção de 72 toneladas de pescado nos tanques semi-escavados. Os produtores receberão apoio com os serviços de maquinários para a construção dos viveiros e todo suporte técnico para obtenção das licenças necessárias para dar segmento ao projeto”, disse Fiorot.

Fica sob responsabilidade do produtor o pagamento das taxas de regularização pelos órgãos competentes; a impermeabilização do tanque, se for necessária mediante indicação técnica; a construção do sistema de abastecimento, esvaziamento ou drenagem e de renovação da água; dentre outros custos de implantação e custeio.

Fonte: Prefeitura de Linhares

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...