Linhares sedia curso sobre Monitoramento de moscas-das-frutas em mamoeiros

os técnicos acompanharam e fizeram a instalação das armadilhas, troca de atrativos e avaliaram, in loco, a triagem das espécies-alvo de moscas-das-frutas coletadas nas armadilhas, instaladas na semana anterior ao curso

Em novembro, o município de Linhares sediou um curso sobre o monitoramento de moscas-das-frutas, destinado à inserção no Programa de Exportação de Mamão do Brasil para os Estados Unidos (EUA). O monitoramento da praga na lavoura é uma das oito práticas oficialmente estabelecidas pelo Systems Approach, uma tecnologia que não traz impactos negativos para o meio ambiente e que atende à segurança quarentenária exigida pelo país importador, evitando e/ou reduzindo a zero o risco de infestação dos frutos.

O treinamento foi realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a partir de uma demanda da Associação Brasileira das Empresas Produtoras e Exportadoras de Papaya (Brapex), a fim de reforçar as questões técnicas que envolvem o monitoramento das espécies de moscas-das-frutas, uma prática obrigatória estabelecida no Plano de Trabalho Operacional do Programa de Exportação de Mamão do Brasil para os Estados Unidos.

Continua após o anúncio

Participaram da atividade os técnicos do Incaper, da Seag, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e das empresas de exportação de mamão Union of Growers of Brazilian Papaya (UGBP), Frutmel e Caliman Agrícola. Os treinamentos foram realizados em duas etapas. A parte teórica ocorreu na unidade do Mapa em Linhares e a parte prática na Fazenda Santa Terezinha, da Caliman Agrícola, também localizada no município.

O curso foi ministrado pelo entomologista David dos Santos Martins, pesquisador voluntário do Incaper e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Ele destacou que o Incaper realiza este curso desde o início do estabelecimento do Programa de Exportação de Mamão do Brasil para os Estados Unidos, em setembro de 1998.

“Os resultados obtidos nesse programa foram tão expressivos e em tão pouco tempo que fez os Estados Unidos se tornarem um dos maiores importadores de mamão brasileiro. Desde o início dessas atividades até dezembro de 2021, foram exportadas 84,05 mil toneladas de frutas, gerando nesse período US$ 91,03 milhões, que corresponde a 93,1% do valor exportado de mamão para esse mercado”, disse David Martins.

De acordo com o entomologista, é preciso que os técnicos estejam atentos já que no Brasil existem duas espécies de moscas-das-frutas que infestam frutos do mamoeiro, que são as C. capitata (Wied.) e Anastrepha fraterculus (Wied.), com predominância da primeira.

“Elas são as mais importantes pragas para a fruticultura brasileira, por infestarem a maioria das frutas e por dificultar as exportações de frutas frescas, devido às restrições quarentenárias dos países importadores. O mamão também sofre estas restrições apesar de ser hospedeiro secundário de moscas, que depositam seus ovos nos tecidos vivos das plantas”, explicou Martins.

Ele lembrou que o Brasil deixou de exportar mamão para o mercado norte-americano durante 13 anos e retornou a esse mercado somente após o desenvolvimento do Systems Approach, aplicado de forma pioneira no Brasil, no Polo de Mamão do Espírito Santo, que reduz os riscos de infestação pelas moscas-das-frutas. “Esse sistema tem forte base biológica e ecológica, integrando fatores biológicos da praga, fisiológicos da fruta e operacionais de boas práticas na pré-colheita e pós-colheita dos frutos, conferindo a segurança quarentenária exigida pelos países importadores e sem tratamento pós-colheita”, pontuou.  

Ainda segundo o pesquisador, diferentemente de outros processos, o Systems Approach é uma tecnologia “limpa” e que não traz impactos negativos para o meio ambiente. “Ela dispensa qualquer tipo de tratamento quarentenário pós-colheita, normalmente baseados em processos químicos empregando agrotóxicos ou em processos físicos, como frio, calor e radiação”, completou

Entre os temas trabalhados durante o curso, estiveram a importância das moscas-das-frutas, tipos de danos, frutos hospedeiros, biologia e ciclo de vida da praga, e conceito de pragas quarentenárias; prejuízos que causam as frutas e as exportações de frutas in natura entre países; e métodos de controle e tratamentos quarentenários utilizados para o comércio internacional de frutas.

Outros assuntos abordados foram a taxonomia das espécies de moscas-das-frutas e a apresentação geral do plano de trabalho do Systems Approach, além de, detalhadamente, o monitoramento de moscas-das-frutas. Na parte prática, que foi realizada em uma lavoura de mamão, os técnicos acompanharam e fizeram a instalação das armadilhas, troca de atrativos e avaliaram in loco a triagem das espécies-alvo de moscas-das-frutas coletadas nas armadilhas, instaladas na semana anterior ao curso.

O monitoramento tem como objetivos acompanhar a densidade populacional nas lavouras para certificar se os índices das moscas-das-frutas se encontram dentro dos limites exigidos; determinar se existe infestação nas lavouras e indicar a necessidade, ou não, de medidas corretivas de controle, conforme determina o Plano Operacional do Programa de Exportação.

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Reportagem da Revista Negócio Rural é eleita a melhor do ano no Prêmio de Jornalismo Cooperativista

Uma reportagem publicada na edição impressa da revista Negócio Rural foi eleita a ...

Centro do Comércio de Café de Vitória prevê exportações de café superiores a US$ 770 milhões

Foto: Companhia Docas do Espírito Santo Volume de embarques de café deve ficar ...

Singapura aprova pré-listagem para importação de proteína animal do Brasil

Foto: Freepik O governo brasileiro recebeu, com satisfação, o anúncio da agência de ...

Senar-ES abre processo seletivo para cursos técnicos voltados ao agro

Foto: Freepik O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo está com ...

Governo Federal institui Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas

Foto: KÖPP, Maurício / Embrapa A pretensão do governo é a recuperação e ...