Livro do Senar mostra como a assistência muda a vida de produtores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou o livro “ATeG – Cinco Etapas da Transformação Rural” com alguns dos milhares de casos de sucesso de produtores de alimentos que melhoraram suas vidas e de suas famílias a partir do momento em que receberam a Assistência Técnica e Gerencial da instituição. 

Desde que foi criada em 2013, a ATeG do Senar já atendeu milhares de propriedades em todas as regiões do Brasil. 

No prefácio da publicação, o presidente do Sistema CNA/Senar, João Martins, ressalta a relevância da qualificação por meio do método inovador de assistência e gestão no campo. 

“Tecnologia e inovação chegam ao produtor rural proporcionando aumento na renda e contribuindo de forma decisiva para reduzir as desigualdades em todas as regiões do Brasil e para a criação de uma nova classe média rural.”

A publicação é dividida em três capítulos que vão desde o surgimento da extensão rural no Brasil, passando pela metodologia de ATeG do Senar até chegar às histórias de trabalho, superação e resiliência de produtores que, já no primeiro ano após a sua implantação, colheram bons resultados técnicos e gerenciais.

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, ressalta que os números refletem a capilaridade e o esforço do Senar para levar uma metodologia diferenciada e incorporá-la ao dia-a-dia dos produtores.  

“No ano em que novos desafios mundiais surgiram e desafiaram as instituições com a pandemia, o Senar iniciou o atendimento remoto e a ATeG do Senar atendeu 44,7 mil novas propriedades rurais em diversas regiões do Brasil” . 

A diretora de ATeG do Senar, Andréa Barbosa,  ressalta que os casos de sucesso revelam os ótimos resultados da ATeG na vida do produtor e de sua família. “Podemos constatar também o avanço na parte de gestão, ponto fundamental para o completo entendimento do produtor sobre o seu negócio.”

Para visualizar o livro e conhecer as histórias, clique: https://cnabrasil.org.br/assets/arquivos/Senar-ATeG-5-Etapas.pdf

Se você ficou interessado em saber como pode fazer parte do grupo de produtores que recebem orientação técnica e gerencial gratuita do Senar, entre em contato com o Sindicato de Produtores Rurais de seu município ou procure a Administração Regional do Senar de seu estado.

Fonte: CNA

Últimas notícias

Incaper lança revista sobre Indicações Geográficas e Certificação na Agropecuária Capixaba

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou a ...

Açúcar: demanda fraca pressiona cotação do cristal

Os preços do açúcar cristal recuaram no mercado paulista, enquanto as negociações estiveram ...

Brasil bate recorde histórico em exportação de frutas em 2021

A demanda internacional aquecida, o clima favorável para a produtividade, a qualidade dos ...

Café solúvel quebra de recordes em 2021 e exporta para 98 países

Em mais um ano marcado pelo agravamento da pandemia mundial da Covid-19, que ...

Produtores rurais afetados pela alta temperatura e estiagem recebem orientação em SP

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) está ...