Livro sobre compostagem para fins agrícolas é lançado por pesquisadores

A busca pelo aumento da eficiência dos processos de reciclagem de resíduos orgânicos com o objetivo de reaproveitá-los na agricultura é feita por meio da tecnologia chamada compostagem. Sobre este tema, o Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, lançou o livro “Compostagem para fins Agrícolas”.

A versão imprensa e on-line serão comercializadas pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag). Dentre os benefícios proporcionados pela tecnologia, estão a melhora da qualidade do solo, obtida pela reposição da matéria orgânica e de nutrientes.

Continua após o anúncio

A compostagem também contribui para reduzir a temperatura média do solo e favorece a população de microorganismos benéficos. Esse cenário melhora a saúde das plantas, que se tornam mais resistentes às pragas e doenças, reduzindo a necessidade de controles químicos.

“Em geral, as pessoas subestimam a complexidade e a importância da compostagem para a agricultura e o meio ambiente, mas a técnica permite obter um produto com propriedades muito diferentes da matéria-prima que o originou – é o que chamamos composto orgânico”, comenta Aline Renée Coscione, pesquisadora do IAC e uma das autoras do livro. Ela ressalta que a compostagem usa a degradação da matéria orgânica, que ocorre na natureza de forma mais rápida e eficiente.

Além de Aline, colaboram no livro: Ronaldo Severiano Berton, Marcio Koiti Chiba, Mônica Ferreira de Abreu e Altina Lacerda Nascimento, pesquisadores do IAC, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Os autores buscaram compilar as informações técnicas e resultados de pesquisas relacionadas ao tema.

Eles explicam que o processo de produção do composto orgânico transforma o material orgânico de diferentes origens em um produto final estável e higienizado, que pode ser manuseado e utilizado, com segurança, para incrementar a fertilidade dos solos, representando uma fonte alternativa de nutrientes para as plantas.

Aline reforça a importância de um solo equilibrado na produção agrícola. A técnica usada na compostagem exige vários cuidados para se obter um composto orgânico de boa qualidade e de aplicação segura na agricultura.

Os pesquisadores do IAC reúnem os vários aspectos inerentes à prática da compostagem, como as fontes de matérias-primas, os métodos de compostagem, os problemas ambientais nas unidades de produção de composto, os métodos de análise química do composto e a legislação vigente para o registro e comercialização do composto. A publicação também traz recomendações de composto orgânico para várias culturas de interesse comercial.

Fonte: Assessoria de imprensa IAC

Últimas notícias

Confirmada: 11ª Feira de Negócios Coocafé será presencial

Um dos principais eventos realizados para o cooperado Coocafé é a Feira de ...

Alunos aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel ...

Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Uma novidade foi lançada pela Companhia Nacional de Abastecimento  (Conab) para os pecuaristas ...

Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, participará da Feira de Agronegócios da Cooabriel

Indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, o ex-ministro e professor Alysson ...

Prazo para vacinar animais de 0 a 2 anos contra febre aftosa está acabando

A vacinação de bovinos e bubalinos acontece até o dia 31 de maio ...