Livro sobre compostagem para fins agrícolas é lançado por pesquisadores

A busca pelo aumento da eficiência dos processos de reciclagem de resíduos orgânicos com o objetivo de reaproveitá-los na agricultura é feita por meio da tecnologia chamada compostagem. Sobre este tema, o Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, lançou o livro “Compostagem para fins Agrícolas”.

A versão imprensa e on-line serão comercializadas pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag). Dentre os benefícios proporcionados pela tecnologia, estão a melhora da qualidade do solo, obtida pela reposição da matéria orgânica e de nutrientes.

Anúncio

A compostagem também contribui para reduzir a temperatura média do solo e favorece a população de microorganismos benéficos. Esse cenário melhora a saúde das plantas, que se tornam mais resistentes às pragas e doenças, reduzindo a necessidade de controles químicos.

Anúncio

“Em geral, as pessoas subestimam a complexidade e a importância da compostagem para a agricultura e o meio ambiente, mas a técnica permite obter um produto com propriedades muito diferentes da matéria-prima que o originou – é o que chamamos composto orgânico”, comenta Aline Renée Coscione, pesquisadora do IAC e uma das autoras do livro. Ela ressalta que a compostagem usa a degradação da matéria orgânica, que ocorre na natureza de forma mais rápida e eficiente.

Além de Aline, colaboram no livro: Ronaldo Severiano Berton, Marcio Koiti Chiba, Mônica Ferreira de Abreu e Altina Lacerda Nascimento, pesquisadores do IAC, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Os autores buscaram compilar as informações técnicas e resultados de pesquisas relacionadas ao tema.

Eles explicam que o processo de produção do composto orgânico transforma o material orgânico de diferentes origens em um produto final estável e higienizado, que pode ser manuseado e utilizado, com segurança, para incrementar a fertilidade dos solos, representando uma fonte alternativa de nutrientes para as plantas.

Aline reforça a importância de um solo equilibrado na produção agrícola. A técnica usada na compostagem exige vários cuidados para se obter um composto orgânico de boa qualidade e de aplicação segura na agricultura.

Os pesquisadores do IAC reúnem os vários aspectos inerentes à prática da compostagem, como as fontes de matérias-primas, os métodos de compostagem, os problemas ambientais nas unidades de produção de composto, os métodos de análise química do composto e a legislação vigente para o registro e comercialização do composto. A publicação também traz recomendações de composto orgânico para várias culturas de interesse comercial.

Fonte: Assessoria de imprensa IAC

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Estudo procura ferramentas para ajudar cafeicultores do ES no combate à ferrugem

Foto: Acervo da Pesquisa Uma pesquisa da Ufes está criando um sistema para ...

Dois novos cursos de doutorado aprovados na Ufes em Alegre e Maruípe

A Capes aprovou dois novos cursos de doutorado na Ufes, um em Nutrição ...

Exportações do agro do Espírito Santo crescem 83% no primeiro semestre de 2024

Foto: Freepik Nos primeiros cinco meses de 2024, o agronegócio do Espírito Santo ...

Casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção são descartados no Rio Grande do Sul

Foto: Freepik Três casos suspeitos de doença de Newcastle (DNC) foram descartados após ...

Feira de Agronegócios Cooabriel tem projeção milionária de negócios

Foto: Cooabriel A Feira de Agronegócios da Cooabriel, realizada pela cooperativa e considerada ...