Livro sobre trajetória da família Nico será lançado no Arquivo Público

Livros sobre histórias de famílias trazem o resgate não apenas de registros documentais, mas também de lembranças, vínculos e afetos. Para rememorar os caminhos percorridos pelos antepassados, o engenheiro civil e escritor Celso Luiz Caus vai lançar, na próxima terça-feira (08), às 18 horas, na sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), a obra “Família Nico: dos campos de Vicenza às florestas do Espírito Santo e Minas Gerais”.

Após lançar em 2016 o livro “Os Cauz/s”, que conta a história do ramo paterno do autor, surgiram solicitações para que ele se dedicasse também à família Nico, do lado materno, o que o motivou a iniciar a nova obra. “Nos meus tempos de criança, vivi muito próximo dos meus avós, ouvindo-os conversar e rezar no dialeto italiano, toando concertina e cantando músicas italianas. Sempre sonhei saber nossa origem”, disse Caus.

Segundo ele, o trabalho foi realizado por meio de pesquisas e, aproximadamente, 100 entrevistas, que proporcionaram a elaboração das mais de 730 páginas do livro, em que são abordadas as características da região dos Nico na Itália, a província da Vicenza; as trajetórias de alguns membros da família e as condições que os levaram a migrar para o Espírito Santo e Minas Gerais, no século XIX.

“As fotografias, os mapas e as árvores genealógicas disponíveis na obra permitem ao leitor visualizar, acompanhar e interagir com o que descrevo a cada momento. Tive o cuidado de transcrever fielmente as entrevistas das gravações e filmagens, importando-me com o que foi relatado, pois a fala tirada do fundo do coração traduz uma realidade contada por pessoas simples, honradas e que proporcionaram um registro ímpar que muito engradeceu o conteúdo deste livro”, ressaltou o escritor.

Serviço:

Lançamento do livro “Família Nico: dos campos de Vicenza às florestas do Espírito Santo e Minas Gerais”

Data: 08/11 (terça-feira)
Horário: 18 horas
Local: sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo – Rua Sete de Setembro, 414 – Centro, Vitória, Espírito Santo.

Fonte: Arquivo Público do Espírito Santo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Fendt lança combo com trator versátil e versões menores de plantadeira dobrável

Fotos: Divulgação Novidade reúne versatilidade, eficiência operacional e alta precisão A Fendt é ...

Agricultores de Ecoporanga se regularizam para venda direta de produtos orgânicos

Um grupo de agricultores familiares do município de Ecoporanga foi contemplado com a ...

Capacitação para operação de secagem e armazenamento de grãos preza pela segurança dos trabalhadores no Oeste baiano

No Oeste da Bahia, região essencialmente agrícola, a crescente necessidade de instalação de ...

Exportação de gengibre mais que dobra em janeiro de 2024

O valor exportado com o gengibre capixaba no primeiro mês deste ano foi ...

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

A mecanização veio trazer novos ventos de prosperidade para a silvicultura. Nos últimos ...