Livro traz informações sobre manejo hídrico eficiente e sustentável na pecuária

Foto: Gisele Rosso

Manejo hídrico dos sistemas de produção animal é fundamental

A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) acaba de publicar o livro Produção Animal e Recursos Hídricos: uso da água nas dimensões quantitativa e qualitativa e cenários regulatórios e de consumo. A edição oferece conteúdo atual sobre como promover o manejo hídrico eficiente e sustentável na pecuária.

Com a participação de 21 autores, a publicação aborda o uso da água pela pecuária brasileira, aspectos da legislação ambiental que devem ser considerados na adequação de uma propriedade, importância de se medir o consumo, como traduzir os resultados de uma análise de água e ressalta a necessidade de se considerar o manejo hídrico e de resíduos na economia da propriedade, além de relatar casos sobre o uso de dejetos como fertilizante e o reuso da água.

A publicação ainda traz um capítulo sobre produção de carne celular e qual o comportamento dos consumidores brasileiros em relação a esse novo produto.

Para o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste Julio Palhares, editor técnicos da publicação, a água está presente em tudo no dia a dia da propriedade rural, não apenas para consumo dos animais. “A água é parte de qualquer alimento oferecido aos animais, está na irrigação das culturas e nas práticas de lavagem de equipamentos e utensílios. Na manutenção do conforto térmico quando se faz o resfriamento do ambiente e no manejo dos resíduos para removê-los das instalações. Enfim, sem água não há produção pecuária em quantidade e com qualidade”, explica.

Há várias tecnologias para implementar o manejo hídrico nas atividades pecuárias e programas que estimulam as boas práticas hídricas e a geração de indicadores de eficiência. No entanto, de acordo com o pesquisador, a inserção na rotina produtiva ainda está distante. “As razões para isso vão desde questões culturais, pois ainda se entende a água como um recurso abundante e barato, até a falta de conhecimento e disponibilidade de informações para produtores e profissionais agropecuários a respeito de como manejar a água nos sistemas produtivos”, acredita Palhares.

Segundo o editor, o livro traz uma contribuição valiosa para que se supere a carência na literatura técnico-científica nacional nessa temática, oferecendo conhecimentos e informações para promoção do manejo hídrico eficiente nas atividades pecuárias.

A publicação está disponível para acesso gratuito na página da Embrapa Pecuária Sudeste no menu Publicações: www.embrapa.br/pecuaria-sudeste/publicacoes
Acesse aqui.

Fonte: Embrapa

Últimas notícias

Valor da contribuição mensal do MEI vai aumentar em fevereiro

Os microempreendedores individuais devem ficar atentos ao reajuste na contribuição mensal, que passa ...

Impacto ambiental urbano pode ser maior que do agro

O Brasil teve um ano de destaque no direito ambiental e terá que ...

Produção de café deve atingir 55,7 milhões de sacas na safra de 2022

Os produtores de café deverão colher a terceira maior safra do grão neste ...

Produtores celebram colheita e resultados da primeira safra de Uvas em Guarapari

Sandra Butke, em suas parreiras no início da produção. Para diversos produtores rurais ...

Ceasa-ES orienta produtores sobre armazenamento adequado de alimentos

A ação, que teve início na última quinta-feira (13) e tem previsão de ...