Livros exploram a história de ramos e segmentos do cooperativismo capixaba

Dois historiadores abordaram o desenvolvimento da cafeicultura e dos ramos Crédito e Consumo no Espírito Santo. Economista é coautora de livro sobre a produção de borracha no estado

O doutor em História Social das Relações Políticas Roberto Amadeu Fassarella lançou, neste ano, o livro “Cooperativismo no setor cafeeiro no estado do Espírito Santo, 1950-1970”. Publicado pela editora Dialética, o conteúdo da obra foi tema da tese de doutorado de Fassarella, defendida em agosto de 2020.

O livro é fruto de um estudo historiográfico da micro-história da cafeicultura no Ramo Agropecuário do cooperativismo capixaba. Nele, Fassarella analisa o contexto social, econômico e cultural de desenvolvimento do segmento produtivo. De acordo com o autor, entre as décadas de 1950 até 1970 foram criadas 22 cooperativas de cafeicultores no estado.

O escritor relata que o seu interesse pela área surgiu quando ainda era estudante de Agronomia na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Durante a sua vida acadêmica, o cooperativismo constituiu o foco das pesquisas de Fassarella, que também orientou discentes em monografias que abordavam o tema. De acordo com ele, dois motivos o instigaram a se debruçar sobre o movimento cooperativista.

“Ao orientar monografias em temas cooperativistas, identifiquei uma grande lacuna sobre estudos históricos do cooperativismo no estado do Espírito Santo. A segunda razão é que identifiquei a importância do cooperativismo para o desenvolvimento socioeconômico do setor agrário do Espírito Santo em documentos históricos que tratam da agricultura capixaba”, explicou.

OUTRAS OBRAS – Além do livro sobre a cafeicultura, Roberto Fassarella é coautor de três obras voltadas a temas do cooperativismo. Os livros “Cooperativismo de Crédito e de Consumo no estado do Espírito Santo (1920-1980)” e “Cooperativismo de Crédito e de Consumo: legislação brasileira e capixaba”, publicados em 2020 pela Editora Milfontes, foram escritos em parceria com o doutor em História Social das Relações Políticas Arion Mergár.

No primeiro livro, os autores abordaram historicamente acontecimentos importantes protagonizados pelos ramos Crédito e Consumo no cooperativismo capixaba. Já o segundo livro foca na legislação nacional e capixaba voltada para esses dois ramos do cooperativismo, leituras recomendadas para quem deseja entender o tema mais a fundo.

Foi durante as pesquisas para a sua tese de doutorado que Fassarella se interessou pelos ramos Crédito e Consumo do cooperativismo. O estudioso percebeu que esses ramos mostraram um dinamismo considerável na década de 1930 e um arrefecimento a partir da década de 1970.

Também em 2020, Roberto Fassarella publicou um livro uma parceria com a economista e analista de Projetos Especiais na Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Taíssa Farias Soffiatti. Em coautoria, lançaram o livro “Sistema agroindustrial da borracha natural no estado do Espírito Santo”. A publicação discute, de forma mais abrangente, o sistema agroindustrial da borracha e destaca a importância e a participação da Cooperativa dos Seringalistas do Espírito Santo (Heveacoop) e da Probores na organização da estrutura dessa cadeia produtiva no estado.

Os quatro livros publicados em coautoria com Fassarella reúnem uma gama de dados sobre o cooperativismo capixaba, e uma das principais fontes foi a Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees), instituição que possui as atas de fundação e estatutos de cada cooperativa. De acordo com o pesquisador, existia uma lacuna de informações relacionadas a esse modelo de economia no estado. “Concluí que negócios cooperativistas, tão fundamentais em todos os setores da vida capixaba, não poderiam serem relegadas ao esquecimento do ponto de vista histórico”, diz.

SERVIÇO

Livros sobre ramos e segmentos do cooperativismo capixaba:

“Cooperativismo no setor cafeeiro no estado do Espírito Santo, 1950-1970”

Autor: Roberto Fassarella

Editora Dialética

Ano de publicação: 2022

Clique aqui para adquirir

“Cooperativismo de Crédito e de Consumo no estado do Espírito Santo (1920-1980)” 

Autores: Arion Mergár e Roberto Fassarella

Editora Milfontes

Ano de publicação: 2022

Clique aqui para baixar gratuitamente (PDF ou Kindle)

“Cooperativismo de Crédito e de Consumo: legislação brasileira e capixaba”

Autores: Arion Mergár e Roberto Fassarella

Editora Milfontes

Ano de publicação: 2022

Clique aqui para baixar gratuitamente (PDF ou Kindle)

“Sistema agroindustrial da borracha natural no estado do Espírito Santo”

Autores: Roberto Fassarella e Taíssa Farias Soffiatti

Editora Milfontes

Ano de publicação: 2020

Clique aqui para baixar gratuitamente (PDF)

Fonte: OCB-ES

Últimas notícias

Lançamento da Ruraltures será nesta quinta-feira (07) em Venda Nova do Imigrante

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau promoverá, amanhã ...

Sistema Cantareira opera em estado de alerta

Os últimos dias acenderam um alerta para o nível dos reservatórios que abastecem ...

Jovens agricultores participam de curso sobre formação de lideranças

Um dos pilares da Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e ...

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...