Maior feira de gado zebuíno do mundo terá foco em carbono neutro

Foto: Julio Huber

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) está a todo o vapor com os preparativos da 88ª ExpoZebu, a maior feira de raças zebuínas do mundo. A exposição de zebuínos será realizada entre os dias 29 de abril e 7 de maio. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 29, às 10h, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). A feira deve atrair um público superior a 430 mil pessoas e gerar mais de R$ 350 milhões em negócios.

Anúncio

Com 35 leilões oficializados, três shoppings de animais, 12 julgamentos de raças, dois campeonatos especiais de matriz modelo e matriz frigorífico, concurso leiteiro, mostras culturais, eventos técnicos, dias de campo, Farm Tours e um seminário sobre carbono neutro, a 88ª ExpoZebu apresenta aos associados, expositores, visitantes e convidados a contribuição da pecuária zebuína para setores além do produtivo.

Anúncio

Em 2023, o ‘1º Seminário Zebu Carbono Neutro – Pecuária Sustentável Gerando Riquezas’ será uma das atrações da ExpoZebu. Organizado pela ABCZ, em parceria com a My Carbon, empresa do Grupo Minerva voltada para o mercado de créditos de carbono, o evento trará técnicas inovadoras para produzir mais com menos impacto ambiental. O seminário será realizado no dia 1º de maio, das 8h30 às 17h30, no Salão Nobre da ABCZ.

Durante a ExpoZebu, a ABCZ fará, ainda, ações de reconhecimento. Em uma delas, o Residencial ABCZ ganhará um novo nome em homenagem ao tratador Cícero Ferreira de Lima, conhecido carinhosamente como ‘Cicinho’ e que trabalha há quase 60 anos na feira.

Haverá, também, mais uma edição da Equishow, que será realizada na Estância Orestes Prata Tibery Júnior, localizada próximo ao Parque, na MG-427, km 2. A programação do evento inclui provas, julgamentos e exposições de equinos e muares, com uma novidade: uma fazendinha e confinamento de animais, que será um atrativo para as futuras gerações e toda a família. Cerca de mil animais já foram inscritos nas provas.

No dia 6 de maio, às 20h, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu realizará o ‘Mérito ABCZ’. A tradicional comenda, criada em 1977, na gestão do presidente Arnaldo Rosa Prata, agracia as personalidades que trabalham para o engrandecimento da zebuinocultura nos cenários da pecuária nacional e internacional. Também neste dia, serão entregues as premiações aos Grandes Campeões e Grandes Campeãs de todas as raças zebuínas e a premiação para os tratadores de animais da feira, de forma a promover uma grande integração entre os criadores de Zebu.

14º Encontro Rural Jovem – No dia 4 de maio, a partir das 8h30, no Tatersal Rubico de Carvalho, lideranças jovens do agronegócio vão discutir pecuária sustentável, gerações para o futuro e outros temas, num evento gratuito.

Zebu do Bem – A panela gigante da ABCZ vai ser usada para a preparação de um arroz carreteiro com carne de Zebu. A “Zebuiada” promete agradar o paladar e ofertar mais de duas mil refeições a instituições assistenciais da cidade.

Feira de Gastronomia – Os sabores e a diversidade da agroindústria familiar estarão na Feira de Gastronomia. Oportunidade para descobrir e experimentar o que as famílias rurais produzem com excelência.

Zebu na Brasa – Não pode faltar o delicioso churrasco com a saborosa carne de Zebu. Renomados chefs de cozinha foram convidados para um dos momentos mais aguardados da feira.

ABCZ Mulher – Um espaço amplo e exclusivo, ponto de encontro para as mulheres do agro, para as mais de 1.200 criadoras associadas e visitantes. Neste ano, grandes parcerias vão proporcionar uma experiência ainda mais especial.

Museu do Zebu – No próximo ano, o Museu do Zebu completa 40 anos. O esquenta para essa comemoração terá ciclos de visitação com as escolas e universidades, e mostras inéditas vão encantar o público.

Brazilian Cattle – O departamento de Relações Internacionais da ABCZ, em parceria com a Apex Brasil, comemora 20 anos do Brazilian Cattle, promovendo um workshop com as empresas e fazendas participantes do projeto, vislumbrando os próximos 20 anos do Zebu no mundo.

Programação de shows – Os shows acontecerão nos dias 29 e 30 de abril e 5 e 6 de maio, sendo duas atrações por noite. Na primeira delas, sobem ao palco Gustavo Mioto e Pedro Sampaio. Já no dia 30 de abril, será a vez de Ana Castela e KVSH. Na sexta-feira, dia 5, se apresentam Gusttavo Lima e a dupla Bruno & Denner. E, encerrando a temporada, no sábado, dia 6, acontecem as apresentações de Jorge & Mateus e Fred & Fabrício.

Fonte: Texto Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

ES livre de febre aftosa sem vacinação: saiba os benefícios

Foto: Freepik O Espírito Santo está oficialmente livre da febre aftosa sem vacinação. ...

Lactalis distribui água em supermercados gaúchos

Foto: Carolina Jardine A Lactalis Brasil ganhou um novo apoio para distribuir água ...

Bahia dá início à colheita do algodão safra 2023/2024

Foto: Divulgação As máquinas em campo sinalizam o início da colheita do algodão ...

Família dá até mamadeira para cuidar de filhote de veado encontrado ferido

Foto e vídeo: Divulgação Texto: Julio Huber / Foto: Divulgação Um filhote de ...

Furtas e hortaliças sofrem aumento por conta das fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Foto: André Oliveira / MDS A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe uma ...