Maior rede de cafeterias do ES projeta comercializar 18 toneladas de cafés especiais em 2024

A Terrafé, maior rede de cafeterias do Espírito Santo, está com boas expectativas para o mercado de cafés especiais no estado e no Brasil em 2024. A marca, que completa 10 anos no ano que vem, estima um crescimento de 50% na comercialização do produto, com as vendas anuais saltando de 12 para 18 toneladas.

A Terrafé vai abrir a 10º loja em janeiro de 2024 (na Praia do Canto), um indicativo do bom momento do setor. O especialista em café e fundador da rede, Raul Guizelini, explica que a estimativa é que mercado de cafés especiais no Brasil cresça entre 15% e 20% no ano que vem, e destaca o protagonismo do ES no contexto nacional.

Anúncio

“A estimativa é que, daqui cinco anos, 10 em cada 100 brasileiros consumam cafés especiais e o ES tem tudo para ser protagonista nessa história. Nosso estado reúne as condições para ser um competidor peso-pesado na disputa pelo mercado”, diz Raul, que ressalta a localização do estado na região Sudeste, próximo os grandes centros consumidores, como um diferencial competitivo do ES.

Anúncio

O fundador da rede destaca, ainda, que a pandemia fez com que os consumidores dessem mais atenção a produtos de qualidade, entre eles o café, já que a vida acontecia dentro de casa, e que o brasileiro ainda está sendo apresentado aos cafés especiais, diferente, por exemplo, de países nórdicos (como Dinamarca e Finlândia), onde o consumo do segmento chega a 70%.

O Espírito Santo só fica atrás de Minas Gerais como produtor de café arábica. Os produtores do estado vêm se destacando nos dois principais concursos de cafés especiais, o Cup of Excellence (COE) e o Coffee of the Year (COY). Na edição 2023 deste último, os capixabas venceram nas duas categorias (Arábica e Canéfora), com cafés de Iúna e Alto Rio Novo. Já na edição deste ano do COE, o ES ficou em 5º lugar, com um café de Afonso Cláudio, só atrás dos mineiros.

“Queremos que as pessoas conheçam os cafés especiais. Na nova loja, nós vamos oferecer aos consumidores uma experiência sensorial com mais de 15 tipos de café e sete métodos de preparo da bebida. É uma nova proposta no ES”, conclui Raul.

Fonte: LR Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...

Projeto entrega novas barracas a feirantes de Vitória

Foto: Marcos Salles Entrega das novas barracas das Feiras Livre Os feirantes que ...

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...