Maioria dos municípios capixabas ainda está em risco alto para a Covid-19

O governo do Estado anunciou, na noite de ontem (30), o 53º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência desta segunda-feira (03) até o próximo domingo (09). Dos 78 municípios capixabas, 56 estão classificados em Risco Alto e 22 em Risco Moderado. Não há mais municípios em Risco Extremo.

Durante o seu pronunciamento, o governador Renato Casagrande destacou a importância das medidas adotadas nas últimas semanas, para conter o avanço da Covid-19. Segundo ele, centenas de vidas foram salvas com as restrições impostas e com a colaboração da população.

Anúncio

“O Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos fez um estudo interessante e que mostra como é bom tomarmos as decisões corretas. Tomamos decisões polêmicas, difíceis de serem tomadas, as vezes questionadas,  mas apoiada pela maioria, em um ambiente de desgastes. Mas, depois colhemos os resultados e nos alegra quando temos a certeza de que fizemos o correto. O estudo mostrou que a decisão da quarentena salvou 875 pessoas”, informou o governador.

Anúncio

Segundo ele, esses números foram obtidos levando em consideração que se não houvessem sido feitas as restrições, mais pessoas tinham sido infectadas, e teriam ocorrido mais mortes. “O estudo considerou a taxa de letalidade, o número de contaminação, e foi possível saber quantas pessoas deixaram de ser contagiadas, considerando a taxa de transmissão. Conseguimos salvar centenas de pessoas, mas dá uma tristeza em ver tanta gente perdendo a vida, mesmo sabendo que ninguém ficou sem atendimento adequado”, lamentou.

Casagrande ainda destacou o aumento do número de leitos de UTI em todo o Estado, desde o início da pandemia, a pouco mais de um ano. “Antes, tínhamos 350 leitos de UTI para todas as enfermidades. Hoje, temos 1.067 leitos apenas para pacientes com Covid-19”, enfatizou.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO ALTO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

RISCO MODERADO: Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Marilândia, Mucurici, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão e Vila Valério.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos

Já está tudo pronto para o Festival Santa Teresa Gourmet, que completa 10 ...

Dieta ajustada e suplementação potencializam desempenho dos cavalos em provas

Foto: Freepik Suplementação nutricional é complemento otimizador para performance O Brasil conta com tropa ...

Confira orientações para a colheita do café

Cafeicultor deve se planejar e estar atento à maturação dos frutos O mês ...

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

Foto: Freepik As capitais da Região Sul, do Sudeste e também Campo Grande, ...

Festival vai reunir gastronomia, cultura e música em Anchieta

Foto: Yuri Barichivich / Setur Já pensou em passar um final de semana curtindo praia, ...