Mais avicultores capixabas recebem qualificação sobre biosseguridade

Foto: Aves

Em mais um ciclo do Qualificaves, 47 granjeiros e encarregados das granjas integradas à fábrica de ração da Proteinorte, em Linhares, no Norte do Espírito Santo, foram capacitados pelo programa voltado aos avicultores capixabas.

Anúncio

A iniciativa é da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves), que nesta ação atendeu a uma demanda dos associados do segmento de frango de corte, com foco no tema biosseguridade e prevenção à influenza aviária.

O encontro ocorreu no último dia 26 de agosto, e contou com o apoio da Proteinorte, Idaf e Suiaves, fortalecendo a parceria entre entidades públicas, setor produtivo e sociedade civil organizada.

Anúncio

“O Qualificaves foi muito importante para discutirmos os riscos da Influenza aviária e também de outras enfermidades que podem trazer prejuízos para a atividade avícola. Passar esses ensinamentos para os colaboradores que estão no dia a dia com os animais é uma tarefa importante, e precisamos que isso seja aplicado na prática”, declarou Hercules Marin, diretor de produção na Proteinorte.

A palestra foi conduzida pelo médico-veterinário Leandro Marinho, do Idaf, que abordou o papel fundamental dos colaboradores no manejo diário e na adoção de medidas de biosseguridade. Para ele, “essa parceria com convergência de propósitos entre poder público, representado aqui pelo Idaf, os empresários do setor produtivo, falando das diversas integradoras que participaram dessa iniciativa, e a sociedade civil organizada, que é representada pela Aves, é sempre um arranjo que rende muitos frutos para todos os envolvidos”, afirmou.

O ciclo de palestras do Qualificaves sobre influenza aviária começou em 23 de julho, em Marechal Floriano, e já impactou dezenas de profissionais que estão diretamente na linha de frente do setor avícola.

Segundo o diretor executivo da Aves, Nélio Hand, a Associação vem realizando um trabalho contínuo junto ao setor avícola. “Este ciclo de palestras é uma oportunidade de levar informações práticas e relevantes para quem está na rotina da granja, cuidando do manejo das aves e da estrutura. Dessa forma, reforçamos as barreiras de entrada de doenças e mantemos o plantel avícola capixaba cada vez mais fortalecido e protegido contra ameaças como a influenza aviária”, garantiu.

De acordo com Nélio, com iniciativas como o Qualificaves, a Associação reafirma seu compromisso de apoiar os avicultores capixabas com conhecimento técnico, atualização e boas práticas, essenciais para a sustentabilidade e segurança da avicultura no Espírito Santo.

Fonte: Aves

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Governo do ES garante crédito tributário para cooperativas nas vendas interestaduais de café conilon

Foto: Izamara Belo Uma parceria firmada entre o Sistema OCB/ES e o Governo ...

Fiscalização apreende pimenta-do-reino e café irregulares no Espírito Santo

Uma ação de fiscalização móvel da Secretaria da Fazenda do Espírito Santo, por ...

Complexo Turístico Fazenda Santa Maria avança em Muniz Freire e abre oportunidades para investidores

O Complexo Turístico, Ambiental e Cultural Fazenda Santa Maria, em Muniz Freire, entra ...

Treinamento capacita frigoríficos do ES para manejo pré-abate e abate humanitário

Entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2026, o Sindicato das ...

Estudo revela impacto de nematoides na sustentabilidade da pimenta-do-reino

Foto: Inorbert Melo Raiz de pimenteira do reino infectada por nematoide das galhas ...