Mais crédito para produtores rurais capixabas

Os produtores rurais capixabas terão mais acesso a linhas de crédito para investir nas lavouras. Representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Banestes se reuniram, por meio da internet, para alinhar as formas de proporcionar ao agricultor a ampliação de crédito rural.

Para acesso aos recursos, o agricultor deve apresentar um projeto que aborde o investimento a ser feito. O crédito contempla duas modalidades: investimento e custeio. O Incaper realiza o trabalho e auxilia na elaboração do projeto traçando as diretrizes e necessidades do agricultor, com posterior acompanhamento da implantação.

Uma novidade destacada na reunião foi o incentivo criado para a elaboração de projetos de crédito rural. O produtor realiza um pagamento ao Incaper pelos serviços prestados e esse valor será dividido em três partes, sendo 35% para o Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do município do agricultor, 10% para o Centros Regionais de Desenvolvimento Rural (CRDR) e o restante será destinado à Diretoria do Instituto.

“Esse recurso poderá ser investido na compra de equipamentos diversos para garantir uma melhor estrutura e melhora no desenvolvimento do trabalho de nossos técnicos”, afirmou Sheila Posse, diretora técnica do Incaper.

O agente de Extensão em Desenvolvimento Rural do Incaper e engenheiro agrônomo João Marcos dos Santos Júnior, que também participou da reunião com a diretoria, destacou o novo convênio com o Banestes como uma soma ao Banco do Brasil e Banco do Nordeste na oferta e ampliação de crédito aos produtores rurais capixabas.

Texto: Andreia Ferreira/Incaper

Últimas notícias

Coops já podem enviar projetos para o PAA

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) liberou o sistema para recebimento dos projetos ...

Selo Arte para produtos de abelhas e derivados terá início em outubro

Podem receber o Selo produtos artesanais de abelhas Apis mellifera e de abelhas ...

Você conhece a Doença de Haff? Mapa monitora casos no Brasil

Orientação é que consumidor adquira pescado com selo de inspeção oficial O Ministério ...

Fórum Café e Clima apresenta condições da produção diante dos impactos climáticos

Como os cafezais estão reagindo diante do comportamento do clima, marcado por seca, ...

Bolsonaro veta projeto sobre medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar

Foto: Veja O presidente Jair Bolsonaro vetou um projeto de lei sobre medidas ...