Mais de 1.300 litros de bebidas irregulares são apreendidos

Foto: Mapa

Uma operação de fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) resultou na apreensão de 1.368 litros de bebidas alcoólicas irregulares, incluindo cachaças, coquetéis e licores artesanais. O foco na fiscalização foi em produtores e pontos de venda.

Anúncio

A apreensão ocorreu entre os dias 22 e 24 de julho, uma operação de fiscalização no município de Morretes (PR), com foco na produção e comercialização de bebidas alcoólicas. A ação foi conduzida pelo Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SIPOV/PR), com apoio da prefeitura.

No comércio local, principalmente em feiras livres, foram identificados produtos sem origem conhecida, sem nota fiscal e com rotulagem fora dos padrões exigidos pela legislação. Algumas garrafas reutilizadas, sem qualquer controle de higiene, também foram encontradas à venda.

Anúncio

Já entre os produtores, dois estabelecimentos foram autuados: um deles clandestino, sem registro no Mapa, e em condições precárias de higiene e estrutura; o outro, mesmo registrado, foi interditado por falhas sanitárias e uso de embalagens inadequadas. Em ambos os casos, os responsáveis foram autuados e responderão às medidas cabíveis.

Os produtos foram apreendidos cautelarmente. A Prefeitura de Morretes, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, atuará como depositária e, com acompanhamento da equipe do Mapa, será responsável pelo descarte ambientalmente adequado, a ser realizado conforme prevê a legislação vigente.

Para o chefe do SIPOV/PR, Fernando Mendes, a operação reforça a importância do controle sanitário e da valorização dos produtores que atuam de forma regular. “Nosso objetivo é proteger o consumidor, garantir a segurança dos alimentos e fortalecer a reputação da cachaça artesanal local”, afirmou.

A ação integra a atuação da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), responsáveis por assegurar a qualidade e a conformidade legal dos produtos de origem vegetal comercializados no Brasil.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

UPL valoriza agricultores que transformam o solo em aliado contra as mudanças climáticas

Falar em mudanças climáticas passa, cada vez mais, pelo chão que sustenta a ...

México lidera compras e se torna o principal destino do café capixaba em 2025

Foto: Freepik País respondeu por cerca de 13% das exportações do Espírito Santo ...

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...