Mais de 10 mil pessoas participam da Feira de Negócios da Coocafé e da Coocafest

O Armazém Areado da Coocafé, em Lajinha (MG), foi endereço da 12ª Feira de Negócios, que este ano teve como tema: “agro sustentável, legado da cooperação”. A feira, que é referência do agronegócio nas Matas de Minas e Montanhas do Espírito Santo, ofereceu oportunidades de negociação com grandes empresas do mercado agro.

O evento contou com ampla infraestrutura para dar comodidade ao público: restaurantes, food truck, sorveteria, cafeteria (Empório Coocafé), espaço kids com brinquedos, pintura de rosto e contação de histórias. A intercooperação com educadores do Centro Educacional Coopcel favoreceu a realização de atividades para as crianças. Com atrativos para a família inteira, a feira também foi ponto de lazer durante os dias 3 e 5 de agosto.

Anúncio

Os cooperados tiveram uma área exclusiva para fechar negócios. Houve atendimento personalizado aos produtores das 16 cidades mineiras e capixabas nas quais a cooperativa tem lojas. Pelos 66 estandes foram apresentadas novas tecnologias, tendências da agricultura nacional e variada oferta de produtos, entre eles: adubos, fertilizantes, defensivos, máquinas variadas da cadeia produtiva e beneficiamento de café, ração para o gado, sistema de energia solar, tratores e drones de pulverização.

Anúncio

O workshop sobre as aplicações na agricultura das aeronaves remotamente controladas foi um dos mais movimentados. Os produtores conheceram mais sobre as vantagens dos drones que reduzem custos e tempo gasto no trato com as lavouras da cafeicultura de montanha; comum nas Matas de Minas e Montanhas do Espírito Santo devido às características do relevo das regiões.

Direcionado só para mulheres, houve workshop de gestão de propriedade rural. Ao lado de outros produtores e adolescentes, elas também puderam participar de cursos com baristas profissionais sobre o preparo de cafés filtrados e receitas de drinks gelados e culinárias com café.

Outra novidade deste ano foi o 1º Top Café Coocafé. Produtores enviaram amostras de cafés especiais que foram preparadas e oferecidas ‘às cegas’ aos visitantes da feira sem que eles soubessem as origens e nomes dos produtores. Por votação popular, foram escolhidos os três melhores: Gilmar Felisberto de Alcântara (3º lugar), Raphaela de Aguiar Hubner (2º lugar) e Gilberto Misael Domingos (1º lugar). Os três produtores têm lavouras em Lajinha. O concurso e os workshops foram realizados com o apoio do Sistema Ocemg e Sistema OCB/ES. Dentro do projeto ‘Geração Cooperativa’ o propósito foi envolver ainda mais a família rural no universo do cooperativismo, proporcionando a troca de experiências.

Os principais parceiros da cooperativa na realização da Feira de Negócios foram: Sicoob/Credicaf, Bayer, Syngenta, Vittia, PaliniAlves, Café Brasil Fertilizantes, Heringer, Alltech, Yara Fertilizantes e ICL. No encerramento da programação, a atração foi a Coocafest 2023 que levou ao palco principal o show de Matheus e Kauan com o apoio da StartUp Francesa NetZero, parceira da Coocafé para a produção de biochar (biocarvão) em escala comercial.

Mais de 10 mil pessoas participaram da Coocafest, embaladas pelos sucessos da dupla que é destaque no cenário sertanejo nacional. Houve também apresentações do cantor Eder de Oliveira, Os Caipira Top, Justino Leandro e da Banda Lex Luthor. Uma noite de muita diversão e comemoração pelo sucesso da Feira de Negócios.

Cumprindo um importante papel social, parte da área de alimentação da festa foi cedida a cinco instituições: Probem, Apae e Projeto + Amor, sediados em Lajinha, Apae de Ibatiba (ES) e Lar dos Velhinhos de Iúna (ES). Com a renda arrecadada, as instituições que contam com doações para manter as atividades, ganharam fôlego nos orçamentos.

Fonte: Coocafé

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Nater Coop anuncia investimento de 8 milhões em novas estruturas de armazém de café no ES

Foto: Divulgação O volume de movimentação chegará a aproximadamente 75 mil sacas por ...

Agronegócio bate recorde de exportações em abril, com US$ 15,24 bilhões

O resultado correspondeu a 49,3% das exportações totais do Brasil Com valor recorde, ...

Sicoob inova experiência com cashback no Super App 

O Sicoob lançou a nova funcionalidade de cashback no Super App. Através do ...

Exportação de café em abril rende a maior receita da história registrada em um mês

Foto: Julio Huber O Brasil exportou 4,222 milhões de sacas de 60 kg ...

Socol pode se tornar patrimônio cultural no Espírito Santo

Foto: Gabriel Lordelo/Divulgação O socol, produto embutido exclusivo de Venda Nova do Imigrante, ...