Mais de 200 produtores de conilon inscritos no Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo

As inscrições de amostras de café Conilon no Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo superaram as expectativas da organização. O evento é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O número de inscrições de café Conilon de todo o Estado chegou a mais de 200, com destaque para Afonso Cláudio, município com o maior número cafeicultores inscritos.

O resultado foi confirmado pelo pesquisador do Incaper e coordenador técnico de cafeicultura, Abraão Carlos Verdin Filho. Ele afirmou que eram esperadas cerca de 80 inscrições na categoria de café Conilon, no entanto, “fomos surpreendidos com esse número que superou todas as expectativas de uma maneira muito positiva e que muito nos alegra”, salientou.

“O número de amostras é uma surpresa gratificante, isso mostra que tem muitos produtores se atentando paraa qualidade do café Conilon, que já ganhou as melhores cafeterias do Brasil e do mundo. Outro destaque é que estamos conseguindo diversidade de amostras de várias regiões do Estado. Embora o Espírito Santo seja pequeno, temos diversos fatores, como o clima, solo e relevo, que refletem na qualidade de cafés que vamos ter no concurso”, ressaltou o subsecretário de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável, Michel Tesch.

A premiação tem como objetivo reconhecer os cafés especiais produzidos de forma sustentável no Espírito Santo. Serão avaliadas a qualidade e sustentabilidade da cafeicultura, além da adoção de boas práticas agrícolas, que também conta como fator de pontuação.

Os cafeicultores participantes concorrem a uma premiação que chega a R$ 100 mil, oferecida com o patrocínio das OCB-ES, do Sicoob-ES e da empresa Fertilizantes Heringer. O Prêmio também conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres) e de várias empresas, instituições e entidades do ramo. 

A entrega do Prêmio está prevista para ser realizada em uma solenidade a ser agendada para o fim do ano. Na ocasião, também será realizada a Mostra Anual de Cafés Especiais com os 20 melhores Arábica e os 20 melhores Conilon do Espírito Santo. 

Inscrições para amostras de café arábica 

O Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo ainda está com as inscrições abertas para as amostras de café arábica até o dia 20 de outubro. Podem participar cafeicultores de todos os municípios capixabas, desde que atendam aos requisitos apresentados no regulamento

Cada agricultor pode participar com apenas um lote de café e deve manter o lote armazenado até o final da premiação. As amostras de dois quilos devem ser acondicionadas em sacolas plásticas identificadas com nome completo, município do participante e outras informações, conforme descrição do regulamento.

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Coocafé registra marca histórica de um milhão de sacas captadas em 2020

Foto: Julio Huber A Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha (Coocafé) registrou ...

O poder da agricultura do Brasil e os desafios do setor no pós-pandemia

O tema central Agronegócio: agenda estratégica, do 9º Fórum LIDE de Agronegócios, provocou ...

Acordo visa levar tecnologia para o campo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Centro de Pesquisa ...

Semana termina com alta no café

A saca de 60 quilos do café arábica termina a semana (23) com ...

Cooxupé revela melhores cafés da safra 2020

Os melhores cafés da safra 2020 serão revelados para o público na próxima ...