Mais de 300 quilos de carne bovina clandestina são apreendidos

Após denúncia anônima, equipes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da Polícia Militar Ambiental (PMA) localizaram, na última quinta-feira (20), um ponto de abate clandestino de carne bovina, no distrito de Mundo Novo, em Dores do Rio Preto. De acordo com o um dos médicos-veterinários do Idaf que acompanharam a ação, Gustavo Wassita, cerca de 300 quilos de carne bovina clandestina foram apreendidos.

“Todo produto de origem animal deve ser processado em estabelecimento registrado junto ao Serviço de Inspeção Oficial, que adota as medidas higiênico-sanitárias preconizadas, de modo a garantir a oferta de um alimento seguro à população. As carnes estavam em ambientes totalmente inadequados para manipulação, inclusive apresentavam areia e mato na parte externa, indicando que o transporte também tenha sido realizado de modo impróprio”, disse.

Após indicação do responsável quanto ao local de abate dos animais, foi constatado que o procedimento era realizado em uma propriedade rural, desrespeitando as medidas sanitárias e também ambientais, já que as vísceras foram encontradas às margens de um córrego.

Os produtos eram manipulados em um galpão e a suspeita é de que eram comercializados em um estabelecimento anexo. “É importante que a população esteja atenta para consumir somente produtos inspecionados. Os alimentos provenientes de abate clandestino podem acarretar graves problemas à saúde humana”, alertou Wassita.

Todo o material apreendido foi encaminhado para destruição e o responsável será autuado pelo Idaf. Como a ação ocorreu à noite, o Idaf realizará novamente vistoria na propriedade para avaliar as infrações ambientais.

Texto: Francine Castro/Idaf

Últimas notícias

Casal de pecuaristas reduz gastos com Assistência Técnica do Senar-ES

A assistência ajudou a melhorar o gerenciamento do negócio Os pecuaristas leiteiros de ...

Feira Segura atende mais de 56 mil consumidores de 10 estados

O projeto Feira Segura, desenvolvido pelo Sistema CNA/Senar para viabilizar a continuidade de feiras ...

Empresa de Singapura confirma fábrica de café solúvel em Linhares

Executivos da Olam Internacional anunciou seu terceiro e maior investimento no Espírito Santo: ...

Presidente da Conab morre vítima da Covid-19

O diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), José Samuel de Miranda Melo ...

Valor do mercado de defensivos agrícolas aplicados recua 10,4% em 2020

Tractor spraying soybean field at spring O mercado de defensivos agrícolas teve redução ...