Mais de 380 tartarugas chinesas são apreendidas ao entrarem no Brasil

Foto: Mapa

O sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) do Aeroporto Internacional de Guarulhos interceptou uma bagagem com 386 tartaruguinhas de casco mole chinesas. Elas estavam agonizantes devido ao transporte em condições indevidas. Por questões sanitárias, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) proíbe animais silvestres de ingressar no Brasil sem as devidas autorizações e certificações zoossanitárias.

Anúncio

A equipe do Vigiagro que localizou as tartarugas imaginou que a carga fosse de caranguejos ou peixe fresco. Ao abrir a bagagem, no entanto, foi surpreendida com a grande quantidade de répteis, todos filhotes. A suspeita é que eles seriam utilizados como matéria-prima para diversos produtos pela medicina tradicional chinesa.

Durante milhares de anos, as tartarugas têm sido utilizadas nessa modalidade de medicina para tratar uma grande variedade de doenças e enfermidades. Ultimamente, com a economia do país em crescimento, aumenta a preocupação com a extinção de tartarugas no país asiático.

Anúncio

Para ingressar legalmente no Brasil, espécies exóticas precisam de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Como não havia documentação, os animais foram apreendidos e multa de R$ 72 mil foi aplicada pelo órgão. O responsável pelo transporte foi liberado.

Fonte: MapaMais de 380 tartarugas chinesas são apreendidas ao entrarem no Brasil

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

ES se destaca na produção de ovos e mantém relevância no agro brasileiro

Foto: Freepik O agronegócio brasileiro encerrou 2025 com números recordes em praticamente todas ...

Energia trifásica impulsiona piscicultura em Vila Velha e pode multiplicar produção rural

A busca por mais produtividade no campo ganha um novo aliado em Vila ...

Espírito Santo avança na inspeção animal com nova regulamentação para frigoríficos

O Espírito Santo deu mais um passo na modernização da inspeção de produtos ...

Leilão de genética Nelore movimenta R$ 21,5 milhões e confirma valorização do setor

Foto: Divulgação O primeiro leilão do ano voltado à genética Nelore movimentou mais ...

Chocolate ou ilusão? Nova regra quer mostrar o que realmente está na embalagem

Foto: Freepik O tradicional chocolate consumido pelos brasileiros pode estar prestes a passar ...