Mais de 80% dos agricultores brasileiros utilizam tecnologia na produção rural

Uma pesquisa aponta que 84% dos produtores rurais brasileiros utilizam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção agrícola. O levantamento foi feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Foram ouvidos 750 agricultores, empresas e prestadores de serviços no setor, em todos os estados do país, além do Distrito Federal. Mais de 70% dos trabalhadores ouvidos disseram que utilizam a internet para pesquisar assuntos relacionados à agricultura.

As redes sociais, como o Facebook e WhatsApp, foram apontadas por 57,7% dos agricultores como importantes meios obter ou divulgar informações relacionadas à sua propriedade e até mesmo para comprar insumos ou comercializar o que produz em suas terras.

Entretanto, problemas de conectividade em áreas rurais, segundo 61,4% de quem respondeu a pesquisa, são o principal entrave para o desenvolvimento da agricultura digital. Segundo os pesquisadores das entidades que desenvolverem o levantamento, o objetivo da pesquisa é aprimorar as estratégias no setor produtivo e facilitar a implementação de políticas públicas no segmento. 

Fonte: Brasil 61

Últimas notícias

Preços recordes do milho geram alerta sobre a entrega do produto

O mercado brasileiro do milho registra recordes históricos desde o fim do ano ...

Pesquisas e iniciativa ampliam adoção de tecnologias poupa-terra

Os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) são eficientes para aumentar a produtividade agropecuária ...

Importante estrada para escoação agrícola será pavimentada no Espírito Santo

Um sonho antigo de agricultores e moradores de Domingos Martins e de Santa ...

Roteiro turístico capixaba é pré-selecionado para o projeto Experiências do Brasil Rural

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 24 de maio. ...

Processo transforma casca de coco verde em etanol

A Ufes recebeu o deferimento de uma nova patente, a sétima concedida à ...