Mais uma barragem entra em operação no Espírito Santo

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) autorizou, na última semana, o início da operação da Barragem do Triunfo, localizada em Itaguaçu. O empreendimento é de responsabilidade da prefeitura do município e foi construído com recursos do Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Construção de Barragens, da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Com uma área alagada de, aproximadamente, cinco hectares, a Barragem do Triunfo tem capacidade para armazenar cerca de 95 milhões de litros de água. O investimento é de R$ 1 milhão.

Segundo o subsecretário de Estado de Infraestrutura Rural da Seag, Rodrigo Vaccari, a barragem evitará que a cidade passe por dificuldades em eventuais crises hídricas. “A capacidade de armazenamento dela e o controle equilibrado de distribuição vão possibilitar a entrega de água nos momentos de estiagem, evitando que a seca cause prejuízos nas plantações e no abastecimento do restante do município”, explicou.

O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, destacou que o empreendimento é fundamental para a população de Itaguaçu e região. “Ficamos felizes em fazer parte dessa entrega, voltada para a irrigação e reservação de água, sendo essencial, sobretudo em períodos de estiagem. É importante, ainda, que as pessoas adotem hábitos conscientes na relação com o meio ambiente, de modo a contribuir para a produção de água. Esse é um papel de todos”, alertou Louzada.

Texto: Francine Castro/Idaf

Últimas notícias

Força tarefa do agro vai ajudar produtores com prejuízos da chuva de granizo

As recentes chuvas de granizo atingiram municípios do interior do Espírito Santo no ...

Mudas de café conilon clonal são produzidas e plantadas nas montanhas

Santa Maria de Jetibá, conhecida como a cidade que mais produz ovos no ...

A importância do tratamento homeopático em animais

Low angle portrait of cute dog resting on rug and looking forward with ...

BSCA E Apex-Brasil renovam projeto de promoção internacional dos cafés especiais

Estruturado sobre os pilares de inteligência mercadológica, promoção interna e externa e consolidação ...

Exportações de carne suína registram maior volume mensal da história

As exportações brasileiras de carne suína (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) ...