Mais uma barragem entra em operação no Espírito Santo

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) autorizou, na última semana, o início da operação da Barragem do Triunfo, localizada em Itaguaçu. O empreendimento é de responsabilidade da prefeitura do município e foi construído com recursos do Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Construção de Barragens, da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Com uma área alagada de, aproximadamente, cinco hectares, a Barragem do Triunfo tem capacidade para armazenar cerca de 95 milhões de litros de água. O investimento é de R$ 1 milhão.

Segundo o subsecretário de Estado de Infraestrutura Rural da Seag, Rodrigo Vaccari, a barragem evitará que a cidade passe por dificuldades em eventuais crises hídricas. “A capacidade de armazenamento dela e o controle equilibrado de distribuição vão possibilitar a entrega de água nos momentos de estiagem, evitando que a seca cause prejuízos nas plantações e no abastecimento do restante do município”, explicou.

O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, destacou que o empreendimento é fundamental para a população de Itaguaçu e região. “Ficamos felizes em fazer parte dessa entrega, voltada para a irrigação e reservação de água, sendo essencial, sobretudo em períodos de estiagem. É importante, ainda, que as pessoas adotem hábitos conscientes na relação com o meio ambiente, de modo a contribuir para a produção de água. Esse é um papel de todos”, alertou Louzada.

Texto: Francine Castro/Idaf

Últimas notícias

Sustentabilidade no agronegócio é tema de webinar

Nesta quarta-feira (23), o Webinar BW TALKS recebe dois especialistas no agronegócio para tratar da ...

Agrofloresta diversifica produção e gera mais renda para a Agricultura Familiar

Sistema permite colheita o ano todo de diferentes culturas alimentares, enquanto produtor aguarda ...

Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha abre inscrições para as provas de velocidade

Haras Raphaela, em Tietê (SP), sediará competições do Quarto de Milha em quatro ...

Brasil exporta primeira carga de melão para China após acordo bilateral

Esta é a primeira fruta fresca brasileira exportada para o mercado chinês A ...

Edição 2020 da Corrida e Caminhada do Café será virtual

Atletas podem enviar registros de corridas em qualquer lugar para a organização do ...