Mapa autoriza concessões em duas florestas nacionais da Amazônia

Objetivo da concessão florestal é promover a prática do manejo florestal sustentável

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a concessão florestal na Gleba Castanho e na Floresta Nacional de Balata-Tufari, ambas no estado do Amazonas. As portarias que autorizam a prática do manejo florestal sustentável e a exploração de produtos e serviços nas duas florestas públicas foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (20).

A Gleba Castanho e a Floresta Nacional de Balata-Tufari foram qualificadas no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para fins de concessão florestal. Com a publicação, fica autorizada a publicação dos editais de licitação das duas florestas.

Gleba Castanho é Unidade de Manejo Florestal (UMF), localizada nos municípios de Careiro, Manaquiri e Beruri, no estado do Amazonas, possui aproximadamente 240 mil hectares. As UMFs localizam-se nos municípios de Careiro e Manaquiri, a área a ser concessionada possui cerca de 151 mil hectares.

Anúncio

Com área de 1,1 milhão de hectares (dos quais aproximadamente 564 mil podem ser destinados ao manejo), a Floresta Nacional de Balata-Tufari está localizada no interflúvio dos rios Madeira e Purus, próximo aos municípios de Humaitá, Tapauá, Lábrea e Canutama, no estado do Amazonas.

Anúncio

O objetivo da concessão florestal é promover a prática do manejo florestal sustentável, com técnicas de exploração de baixo impacto ambiental e contribuindo para a manutenção de sua biodiversidade, produtividade, capacidade de regeneração e além das funções ecológicas, econômicas e sociais. Além do manejo florestal sustentável, as concessões agregam benefícios às regiões locais, com geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida das populações que vivem no entorno dessas áreas.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...

Bahia Farm Show 2024 bate novo recorde de público

A 18ª edição da Bahia Farm Show atinge um novo recorde de público. ...

Praga inexistente no Brasil é identificada em fruta que vinha dos Estados Unidos

Uma carga com 576 quilos de pêssegos importados dos Estados Unidos foi barrada ...

Salmonella gera impacto na avicultura e preocupa produtores

Foto: Envato O impacto das salmoneloses assusta os produtores pela sua contaminação. A ...