Mapa colhe sugestões sobre regras para a elaboração de queijo artesanal

A proposta estabelece requisitos de boas práticas agropecuárias na produção leiteira e na fabricação dos queijos artesanais

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou a Portaria nº 186, que submete à consulta pública, por 45 dias, a proposta de Instrução Normativa que estabelece os requisitos para a elaboração de queijo artesanal. 

A proposta, elaborada por grupo técnico composto por auditores fiscais federais agropecuários da Secretaria de Defesa Agropecuária e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, tem o objetivo de estabelecer os requisitos de boas práticas agropecuárias na produção leiteira; os requisitos de boas práticas de fabricação dos queijos artesanais; o modelo de protocolo de elaboração das características de identidade e qualidade do queijo artesanal para o fim de concessão do Selo Arte. 

Anúncio

Segundo a Lei n.º 13.860/2019, que trata da elaboração e comercialização dos queijos artesanais, apenas queijarias localizadas em propriedades rurais certificadas como livre de brucelose e tuberculose animal podem elaborar queijos com leite cru e estabelece um prazo de até três anos para que estas propriedades estejam controladas para estas duas doenças. A proposta da normativa estabelece os procedimentos para que o produtor rural possa cumprir esta exigência, em consonância com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). 

projeto da IN está disponível no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Anúncio

As sugestões tecnicamente fundamentadas deverão ser encaminhadas por meio do Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman), da Secretaria de Defesa Agropecuária, por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisman/. Para ter acesso ao Sisman, o usuário deverá efetuar cadastro prévio no Sistema de Solicitação de Acesso (SOLICITA), por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/solicita/

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Show Safra Mato Grosso 2026 começa nesta segunda-feira (23) com expectativa de 200 mil visitantes

Foto: Divulgação A edição 2026 do Show Safra Mato Grosso começa na próxima ...

ES recebe Painel Campo Futuro com análise de custos da produção rural em 6 municípios

O Espírito Santo inicia, ainda em março, uma nova rodada do Painel Campo ...

Cooabriel tem faturamento recorde de R$ 3 bilhões e define novos investimentos

Pela primeira vez em sua história, a Cooabriel – cooperativa agrícola capixaba sediada ...

Sementes de milho e capacitação elevam produtividade da agricultura familiar no ES

A produção de milho na agricultura familiar do Espírito Santo ganha novo impulso ...

El Niño influencia outono, que terá chuvas prolongadas e frio tardio

Foto: Freepik O outono de 2026, que começa hoje (20) e vai até ...